Pratique em Casa

AGACHAMENTOS USANDO O PESO DO CORPO

 

Quer fazer agachamentos usando o peso do corpo? Aprenda agora! Alguns exercícios se tornaram clássicos na musculação. As flexões, em diversas versões, trabalham os músculos do peito, ombro, braços e costas. As abdominais, também em suas diversas versões, trabalham os músculos da barriga. Entre esses, como o principal exercício da parte inferior do corpo, temos os agachamentos.

Em primeiro lugar quando realizar os agachamentos usando o peso do corpo, o indivíduo trabalha os músculos da coxa (isquiotibiais, da parte de trás, e quadríceps, da parte da frente), da panturrilha e dos glúteos. Isso apenas quanto a parte inferior do corpo.

Porque, quanto a parte superior, fortalece ainda os músculos do core: lombares e abdominais. Assim, se trata de exercício bastante completo que contribui para o fortalecimento e desenvolvimento de todo o corpo.

Abaixo descubra como fazer agachamentos usando o peso do corpo de forma adequada. Veja também quais são os principais erros ao praticar agachamentos e como evitar lesões nos músculos ao se exercitar.

Melhores técnicas para agachamento

Para prática de qualquer exercício é preciso se atentar a sua correta execução. É fundamental que durante toda a prática de exercícios físicos você fique atento aos músculos e partes do corpo trabalhadas. Portanto todo profissional ao ensinar qualquer atividade a faz pensando em determinado grupo muscular.

agachamentos usando o peso do corpoO mesmo vale para o agachamento usando o peso do corpo. Se a postura não estiver correta ou se os movimentos não forem realizados adequadamente, os resultados podem divergir. Sem exatidão na execução, não se pode mensurar prazos ou benefícios.

Agachamentos usando o peso do corpo: Como fazer

  • Fique de pé com os pés afastados em uma largura um pouco maior do que o quadril e ligeiramente voltados para fora;
  • Mantenha a postura ereta e a coluna estável durante o exercício;
  • Erga os braços até que fiquem paralelos ao chão e os mantenha assim para o equilíbrio durante a execução;
  • Foque em sustentar todo o peso do corpo nos calcanhares, de modo que os dedos dos pés estejam livres;
  • Comece a descer, inclinando primeiro o quadril e levando o glúteo para trás;
  • Enquanto desce, atenção para não aproximar os joelhos nem curvar a coluna, mantenha o equilíbrio;
  • Mantenha os músculos abdominais flexionados: ajudam a manter o equilíbrio e o corpo em estado de alerta e foco;
  • Desça até que os quadris estejam abaixo da linha dos joelhos;
  • Ao subir, se manter os músculos do glúteo contraídos, você terá melhor trabalho para os músculos e protegerá a lombar.

Portanto defina uma quantia de repetições para cada série, segundo o seu nível (iniciante, intermediário ou avançado). Se, com o passar do tempo, perceber que o exercício está se tornando muito fácil, pode aumentar o esforço de diversas formas.

Por isso é importante efetuar uma pequena parada antes de iniciar a subida. Terminar a subida com um pulo. Aumentar o número de repetições ou de séries. São exemplos de como trazer novos desafios para o agachamento usando o peso do corpo.

Leia também: 3 DIETAS PARA EMAGRECER SEM PASSAR FOME

 

 

X