Pratique em Casa

Alongamentos indispensáveis para quem corre

alongamento

Realizar alongamentos antes dos exercícios é fundamental para que haja um maior preparo físico do corpo para receber a adrenalina dos exercícios mais complexos. Na corrida, esse processo não é diferente. Por isso, antes e após correr, alongar torna-se uma atividade indispensável para qualquer pessoa. 

 

Sendo assim, é possível que alguns ainda se perguntem acerca das atividades que são as mais indicadas para quem corre. Isso porque, devemos levar em consideração que existem tipos de alongamento mais indicados para cada tipo de exercício. 

 

Lembre-se também, que essa atividade pode prevenir lesões durante os exercícios e auxiliar no desenvolvimento da musculatura e por isso devem ser bem selecionadas. Para te auxiliar nesse processo, separamos 3 alongamentos indispensáveis para quem corre. Veja a seguir: 

Alongamento Alongamentos de Panturrilha

 

A panturrilha é a área que vai gerar o impulso necessário para “acionar” a corrida. Isso porque, haverá um grande esforço para esse membro. Por isso, na busca pelos melhores resultados, deve ser bem alongada. 

 

Um dos alongamentos indicados, portanto, é a elevação da panturrilha, que deve ser realizado da seguinte maneira:

 

  1. Encontre uma escada e fique em pé;
  2. Deixe o calcanhar para fora, levantando-o para cima e mantenha-se com os dedos flexionados, na ponta dos pés;
  3. Faça a movimentação para cima e para baixo;
  4. Para alcançar equilíbrio é recomendado se apoiar no corrimão.

 

Desse modo, você sentirá o alongamento ao passo que haverá a contração das panturrilhas. A ideia é repetir esse processo em três momentos espaçados por 30 segundos, realizando essa movimentação durante 15 segundos.

Alongamentos de quadríceps

 

Para realizar esse tipo de alongamento, é importante manter o corpo reto, olhando para frente e realizar a contração mínima do abdômen. A ideia é dobrar o joelho de modo que você segure a sua perna com o braço do mesmo lado. Por exemplo, se for com a perna direita, use o braço direito, e vice-versa. 

 

Esse apoio, portanto, deve ser feito com as pernas. Movimentar as articulações dessa região de forma adequada é ideal para a prevenção de lesões corporais. 

 

Alongamentos da lateral

 

É possível que algumas pessoas reclamem de dores na coluna após a corrida na lateral do corpo. Para evitar e/ou tratar esse tipo de desconforto, o ideal é inserir os pés um ao lado do outro, juntos, e levantar os braços esticados para cima, de forma que as mãos se encontrem.

 

Em seguida, contraia o abdômen e faça uma inclinação para o lado. Espere 15 segundos e faça o mesmo com o outro lado (direito ou esquerdo). Repita esse processo. Após isso, você verá os efeitos serem minimizados, sem dores ao correr. 

Desfrute das dicas e pratique exercícios!

 

Por fim, o nosso conselho é: desfrute dessas dicas de alongamentos e não deixe de praticar os seus exercícios. Saiba que o fato de estar buscando conhecimento sobre esse assunto já é fundamental para alcançar bons resultados.

 

Além disso, lembre-se de se preparar para outras atividades físicas. Na Academia Pratique Fitness  oferecemos todo o suporte e profissionais especializados que você precisa para alcançar os seus objetivos. 

 

No mais, continue acompanhando nossos conteúdos e saiba mais sobre alongamentos e exercícios físicos.

X