3 Alongamentos Para Coluna

Nosso corpo é composto de diversas estruturas que se interligam e são fundamentais para vivermos com qualidade. Entre elas, a coluna é uma das mais importantes e existem diversas formas de cuidarmos dela, como os alongamentos para a coluna, por exemplo.

A coluna é uma estrutura extremamente complexa, com diversas ligações entre órgãos e demais estruturas muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Portanto, cuidar dela deve ser uma prioridade em todas as fases da vida.

O alongamento para coluna é uma forma de prevenir lesões e possíveis dores. Por isso, separamos uma lista com alguns exemplos de alongamentos que podem ser praticados diariamente para realizar a manutenção da boa saúde da coluna. Confira a seguir.

Exemplos de alongamentos para coluna

A coluna vertebral humana é composta por 33 vértebras separadas em três grandes grupos. Temos a coluna cervical, composta por vértebras próximas ao pescoço; a coluna torácica, cujas vértebras estão mais ao meio das costas; e a coluna lombar, composta por vértebras ao inferior das costas.

Manter a boa saúde da coluna significa dar atenção para esses três grupos de vértebras, nos quais existem alongamentos apropriados para cada um deles. Através dos alongamentos para coluna é possível prevenir dores nas costas, e fazer com que o movimento dos membros ligados à coluna tenham um funcionamento fluido e melhor.

Confira a seguir alguns exemplos de alongamentos para serem realizados.

  • Alongamento para coluna cervical

Em pé, com a postura ereta, rotacione a cabeça lentamente para o lado direito, completando uma volta inteira. Repita com o outro lado.

Outra possibilidade de alongamento para coluna cervical é relaxar os ombros em pé, olhar para baixo e para cima, depois para direita e para esquerda, lentamente.

  • Alongamento para coluna torácica

Sente-se no chão e abra as pernas o máximo que conseguir. Tente alcançar o pé direito com a mão direita, debruçando-se sobre a perna o máximo que conseguir. Fique nessa posição por 30 segundos e realize os mesmos movimentos com o lado esquerdo.

  • Alongamento para coluna lombar

Deite-se com as costas no chão e estique as pernas. Puxe a perna direita de modo que o joelho direito tente encostar-se ao peito. Utilize as mãos para segurar a perna direita enquanto realiza o alongamento. Repita com o lado esquerdo após 30 segundos.

A importância do cuidado com a coluna

A coluna vertebral é responsável por dar sustentação ao nosso corpo. Ela se liga a outras partes do nosso esqueleto e também é utilizada para dar sustentação aos órgãos.

As vértebras também são responsáveis por proteger estruturas importantes do sistema nervoso, além da medula espinhal, que também fica protegida por essa estrutura.

Uma boa saúde da coluna significa evitar problemas que podem causar grandes desconfortos e até a redução da mobilidade. Uma coluna saudável significa uma qualidade de vida muito maior.

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Hoje você pode conferir alguns exemplos de alongamentos para coluna e qual é a importância de cuidar dessa estrutura tão fundamental para o corpo humano.

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