5 Maneiras De Exercitar Os Ombros

Treinar a parte superior do corpo é uma das partes preferidas de algumas pessoas que frequentam a academia. Ombros, braços e peito formam um importante conjunto de musculaturas para fortalecer e ter mais funcionalidades no dia a dia. Por isso que hoje, iremos mostrar alguns exercícios para que você possa exercitar os ombros e manter essa articulação sempre saudável.

Os ombros são muito utilizados na execução de diversos tipos de exercícios, que dependem dessa articulação para um bom movimento, por exemplo. Por isso, é essencial cuidar e fortalecer os ombros.

Confira a seguir algumas maneiras de como exercitar os ombros.


A importância de exercitar os ombros

Fortalecer os ombros auxilia na estabilidade articular que é essencial para realizar os movimentos perfeitamente. Podemos não perceber, mas os ombros são utilizados em diversos momentos de nosso dia, desde pegas objetos, carregar peso, pegar uma coisa no alto, etc.

Por isso, essa articulação não pode ser deixada de lado e nem ignorada em seu treino. O ombro é uma articulação complexa que, diferentemente dos joelhos, possui uma mobilidade e rotação muito maior. Conseguimos movimentar os ombros para baixo, para cima e em certa medida, para os lados também.

Por isso que essa articulação é muito importante e deve ser muito bem trabalhada. As lesões nos ombros costumam dar bastante trabalho para serem recuperadas, devido a essa grande mobilidade que é característica da articulação. Tendinites, bursites, osteoartrite e artrite são alguns tipos de doenças articulares que acometem os ombros e que podem ser evitadas com o devido fortalecimento dessa área portanto.

Para auxiliar você a cuidar dos ombros com mais segurança e eficiência, separamos alguns exercícios que impactam positivamente a saúde dos ombros. Confira aqui logo abaixo quais são.

Exercícios para fortalecimentos dos ombros

  • Elevação lateral

  • A elevação lateral é um exercício muito realizado nas academias para o fortalecimento dos ombros. Esse exercício é realizado com halteres e consiste na elevação dos braços lateralmente, até a altura dos ombros. Esse exercício auxilia no fortalecimento muscular dos músculos que envolvem a articulação dos ombros.

  • Alongamentos

  • Os alongamentos também tem muita importância na saúde dos ombros. Alongar os músculos dos ombros previne lesões e são muito fáceis de serem realizados. Alongar os ombros consiste em elevar os braços para cima, para os lados, sempre “esticando” a articulação com cuidado.

  • Levantamento frontal

  • O levantamento frontal é parecido com a elevação lateral porém é feito com os braços para frente. Esse exercício também é muito benéfico para o fortalecimento dos ombros e para a definição muscular dessa região. É realizado com halteres, pode ser feito em pé ou sentado e consiste na elevação frontal dos braços até o alinhamento com os ombros.

  • Remada alta com barra

  • Esse exercício é realizado frontalmente e com a barra posicionada inicialmente na altura dos quadris. O exercício consiste em erguer a barra até a altura do peito, levando os cotovelos lateralmente, como se tivesse carregando uma alça de bolsa. Esse exercício fortalece os músculos que envolvem os ombros e alguns músculos das costas, como o trapézio.

  • Remada baixa com elástico

Esse exercício fortalece os ombros e os trapézios e possui fácil execução. Sentado com as pernas esticadas, com os ísquios apoiados no chão, abdômen contraído e pescoço reto, posicione um elástico na planta dos pés, segurando as outras partes com as mãos. Leve os cotovelos até a lateral das costelas e retorne a posição inicial.


Fortalecimento e cuidado articular

Essas maneiras de exercitar os ombros trazem maior estabilidade e controle articular, que no caso são características importantes no dia a dia não só na academia por exemplo. Você também pode encontrar mais exercícios complementares no APP da Pratique Fitness. Lá você encontra aulas preparadas por professores e pode realizar exercícios para diversas articulações. Baixe o APP e confira essa novidade.


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