A natação existe há milhares e milhares de anos e diversos fatores contribuíram para que o homem conseguisse desenvolver capacidade de nadar. Hoje iremos conhecer um pouco sobre a evolução da natação e como essa prática esteve muito ligada a questões de sobrevivência.
A natação hoje é um esporte olímpico muito respeitado que inclusive, o Brasil já ganhou diversas medalhas com essa modalidade e até hoje temos atletas exemplares na natação.
Confira mais detalhes sobre essa modalidade a seguir.
A evolução da natação ao longo dos tempos
A natação surgiu na vida dos seres humanos como uma estratégia de sobrevivência. Assim que as sociedades nômades começaram a se instalar na beira de rios e riachos, a natação tornou-se presente no dia a dia. A natação era utilizada para pescar os alimentos de dentro dos rios e lagos. O ambiente aquático também era utilizado como fuga para ameaças em terra, ou seja, predadores que ofereciam risco de vida aos seres humanos no caso.
Como você pode perceber, a natação era crucial para a sobrevivência da espécie e desde os tempos remotos faz parte do dia a dia dos seres humanos. Há registros de técnicas de natação nas paredes de cavernas do período rupestre, em torno de 7 mil anos atrás. A natação era utilizada também na Grécia Antiga como forma de educação do corpo e no preparo físico de atletas e guerreiros.
Assim como outras modalidades de exercícios, a evolução da natação parou de ser incentivada e até mesmo praticada durante a Idade Média, já que a Igreja era crítica das atividades corporais. Mas com o renascimento, as piscinas voltaram a ser preenchidas por atletas da natação.
Os primeiros registros de competições de natação são de 1837 e aconteceram em Londres. Em 1874 começaram a surgir as primeiras regras da natação e logo em 1896 ocorreram os primeiros jogos olímpicos em Atenas, no qual a natação fazia parte das nove modalidades em disputa.
A partir daí foram surgindo novos estudiosos e atletas que formaram os quatro pilares das técnicas da natação: crawl, costas, peito e borboleta. Diversos outros tipos de nados surgiram a partir desses e hoje é possível observar uma grande variedade de técnicas e de modalidades envolvendo a natação.
Benefícios da natação para a saúde do corpo
A natação é uma das atividades mais completas para a saúde. A característica de ser executada no ambiente aquático traz maior mobilidade para os músculos e para os movimentos a serem executados, além de ser uma atividade divertida e relaxante.
Além disso, a natação possui mais benefícios como, por exemplo:
- Melhora do sistema cardiorrespiratório.
- Aumento da massa muscular.
- Regula os batimentos cardíacos.
- Fortalece as articulações.
- Diminui o estresse.
- Melhora o condicionamento físico.
- Traz mais disposição para o dia a dia.
A natação é um exercício milenar, mas que ainda nos dias de hoje é utilizada para que possa prevenir e evitar problemas contemporâneos, como o estresse e o sedentarismo. A natação é muito utilizada para impulsionar as atividades físicas entre os idosos por exemplo, já que possui impacto mínimo e traz diversos benefícios para a saúde.
Inclua a natação em seu dia a dia
Como você pode ver, a evolução da natação não foi linear, porém essa modalidade resistiu aos fatos históricos e está até hoje como uma das principais modalidades no esporte. A natação é uma ótima opção para que você incorpore uma atividade física em seu dia a dia.
E para ajudar você a chegar em seu melhor resultado, a Pratique Fitness lançou um aplicativo com diversas aulas exclusivas. Nelas você encontra exercícios realizados por profissionais e que você poderá incorporá-los em sua rotina de treinos. Baixe o aplicativo e confira.