Atividade Física Fortalece A Saúde Mental

A saúde mental é um tópico que está cada vez mais no centro da discussão em nossa sociedade. Transtornos de ansiedade e depressão estão entre as principais queixas sobre saúde mental e nesse sentido a atividade física pode ser uma aliada.

Buscar ajuda médica é de extrema importância para os casos mais graves, porém, existem alguns hábitos que podem ajudar a reduzir e até a eliminar os sintomas de transtornos comuns que afetam a saúde mental. Saber qual é o hábito que mais faz bem para você é essencial para conquistar o equilíbrio e uma melhor qualidade de vida.

E a seguir, você poderá conferir algumas contribuições que os exercícios físicos oferecem para quem possui queixas como ansiedade, depressão e outros sintomas de que a saúde mental não está totalmente bem. Confira.

A relação entre atividade física e saúde mental

As relações entre atividade física e saúde mental são temas de trabalhos científicos há muitos anos. Essa relação é estudada para verificar os possíveis benefícios que praticar uma atividade física pode ter para quem sofre com transtornos como ansiedade e depressão, por exemplo.

As mudanças sociais influenciam diretamente na saúde mental dos indivíduos e períodos de crise podem agravar os quadros de pessoas que sofrem para manter uma vida equilibrada. Por isso, cada vez mais existe a recomendação de exercícios físicos para melhorar quadros de ansiedade, estresse e depressão. Mas por que isso acontece?

Praticar exercícios físicos pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental. As duas coisas estão interligadas e mesmo para quem desconhece os benefícios que o exercício tem para a mente, estará sendo impactado por eles ao praticar atividades físicas.

Movimentar o corpo faz com que o fluxo sanguíneo aumente, promove a oxigenação do cérebro, libera hormônios associados ao prazer como dopamina e endorfina e auxiliam a sair do fluxo de pensamentos exacerbados e/ou negativos que são comuns para quem sofre com estresse, ansiedade e outros transtornos.

A tensão causada pelo estresse não atinge apenas a musculatura do corpo, como também causar sintomas físicos como dores de cabeça, irritabilidade, azia,
problemas de insônia, entre outros. Todos esses sintomas podem ser aliviados com a prática regular de atividade física.

Superando as dificuldades

Para quem sofre com os impactos da ansiedade, estresse e depressão diariamente, pode ser difícil considerar a prática de atividades físicas. Começar pode ser o passo inicial mais complicado, porém, é a partir dele que os resultados poderão começar a serem sentidos.

Com poucos minutos por dia já é possível identificas as mudanças positivas que os exercícios físicos podem causar na saúde física e mental. Existem diversas modalidades e encontrar aquela que mais combina com a sua personalidade é fundamental para manter o ritmo e ter ânimo para iniciar.

O importante é saber que existem hábitos que podem ajudar a se livrar de sintomas que prejudicam a qualidade de vida diariamente.

Venha melhorar sua saúde mental na Pratique Fitness

Você pode conferir como a atividade física se relaciona na melhora de quadros de pessoas com ansiedade, depressão e estresse. Praticar exercícios é cuidar da saúde em todos os seus aspectos. Para uma vida mais equilibrada, a prática de atividades físicas é indicada para todas as pessoas, independente da faixa etária.

E para ajudar você nessa caminhada, a Pratique Fitness oferece diversas modalidades de atividades, em um ambiente equipado com os melhores aparelhos e profissionais dispostos a te ajudar. Procure a unidade mais próxima de você e veja sua qualidade de vida dar um salto!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here