Atividades físicas para pessoas com depressão
Atividades físicas para pessoas com depressão

As Atividades físicas para pessoas com depressão, são indicadas pelos especialistas. Pois a doença afeta a população, e atualmente se estima que 300 milhões de pessoas no mundo sofram com esse transtorno. 

Ela é uma doença psiquiátrica que ocorre devido uma alteração psíquica, em que a pessoa fica com falta de vitalidade e com alterações na maneira de valorizar a realidade. Além disso, ocorrem os sentimentos de tristeza, insegurança, pessimismo e negatividade. 

Neste post, você vai conhecer dicas de como vencer a depressão com atividade física. Acompanhe.

É possível vencer a depressão com atividade física?

As atividades físicas para pessoas com depressão podem ajudar na cura da doença, além da atividade física ser considerada essencial no tratamento.

O exercício físico realizado da forma correta e regular, é capaz de melhorar o humor e fazer com que o sentimento de tristeza e o estresse diminuam.

Ao praticar atividades físicas, o seu organismo libera o hormônio da “endorfina”, conhecido popularmente como o hormônio da felicidade. Sendo assim, ele funciona como um analgésico natural, aliviando as tensões e regulando as emoções.

Os exercícios escolhidos vão de acordo com o perfil de cada pessoa. É importante que você escolha uma atividade que goste ou que tenha interesse em aprender.

Atividades físicas para pessoas com depressão: Quais exercícios ajudam a combater? 

Atividades físicas para pessoas com depressão podem ajudar a combater a doença e trazer mais qualidade de vida.
Atividades físicas para pessoas com depressão

Para os iniciantes e jovens, uma caminhada realizada três vezes por semana já é o suficiente.

Para os idosos,  a musculação feita com acompanhamento profissional é ideal assim como:

  • Pedalar;
  • Fazer alongamento; 
  • Musculação;
  • Yoga;
  • Dança e entre outras atividades.

Isso porque os exercícios físicos liberam a endorfina, conhecida por ser o hormônio do prazer.

As atividades também liberam a serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor. Portanto, estudos indicam que 75 minutos semanais de atividade são o suficiente para produzir o efeito.

Outro benefício da prática de atividades físicas para pessoas depressivas, é que regulam o sono e ajuda a tirar o foco dos problemas. Pois estar se exercitando, você esquece um pouco dos problemas, e permite que lide melhor com os mesmos, assim consequentemente dormindo melhor.

Atividades físicas para pessoas com depressão
Atividades físicas para pessoas com depressão

Após os exercícios, a endorfina é liberada, e a sensação de bem-estar se instala, fazendo com que você volte a pensar nos problemas, mas de uma forma mais leve.

Pessoas que sofrem com depressão, muitas vezes, encaram a socialização como uma missão impossível. Então essa prática também traz maior envolvimento social.

Os exercícios físicos não só ajudam no tratamento contra a depressão, como também na prevenção da mesma.

Sendo assim a prática regular, equilibra os sentimentos, e estimula a sensação de bem-estar, conforto, alegria e entusiasmo diante da vida.

Se você não quer ter depressão, ou tratar a doença, uma boa indicação é praticar exercícios físicos.

Fique ligado no nosso blog, sempre trazemos temas importantes relacionados à saúde e bem-estar.

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