Benefícios da ginástica hipopressiva

Você já ouviu falar em ginástica para reduzir alguns centímetros da cintura? Esse é apenas um dos diversos benefícios da ginástica hipopressiva para o seu corpo.

O mundo das atividades está em constante mudanças e sempre descobrindo novas técnicas e modalidades que trazem diversos benefícios para a saúde e para manter um corpo bonito.

A ginastica hipopressiva é um tipo de exercício realizado com a respiração, onde a pessoa faz uma expiração máxima colocando o abdômen para dentro, segurando a respiração e fazendo uma contração máxima do abdômen.

Benefícios da ginástica hipopressiva

É um método criado na década de 70 e tem sido muito utilizado atualmente nas academias de ginástica. Essa modalidade exercita a pressão intratorácica e intra-abdominal utilizando de exercícios rítmicos e posturais.

É uma atividade derivada do yoga onde os movimentos de contração da musculatura do abdômen vão auxiliar na mobilização visceral, fortalecendo o assoalho pélvico, melhorando a postura e muitos outros benefícios que vamos falar com mais detalhes nesse artigo.

Quais são os benefícios da ginástica hipopressiva?

Existem diversos benefícios da ginástica hipopressiva, entre eles podemos citar:

  • Combate hérnias de disco e dores lombares

A diminuição da pressão abdominal e a descompressão das vértebras causada pelos exercícios ajudam a diminuir as dores lombares e combater hérnias de discos. E relaxa os grupos musculares antigravitacionais hipertônicos.

  • Ajuda a afinar a cintura

Com a contração isométrica mantida por um tempo ajuda a diminuir a circunferência abdominal, provoca uma mudança na pressão interna abdominal que tonifica o reto abdominal diminuindo a cintura.

  • Ajuda a combater a incontinência urinária e fecal

Durante a contração do abdômen os músculos do períneo são forçados para cima reposicionando a bexiga, esse fator ajuda a combater a incontinência urinária e fecal, também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

  • Ajuda a realinhar a coluna

Esses exercícios combatem os desvios da coluna como hiperlordose, hipercifose e escoliose realinhando a coluna e a pélvis.

  • Melhora o desempenho na relação sexual

Com a prática dos exercícios há um aumento do fluxo sanguíneo na região dos órgãos sexuais aumentando a sensibilidade e a sensação de prazer. Também ajuda na cura do prolapso genital.

  • Melhora a postura

Ajuda a melhorar a postura e corrige os problemas associados, realinhando a coluna, aumenta o equilíbrio e o tônus muscular porque esses exercícios movimentam todos os grupos musculares.

Esse tipo de exercício pode ser feito por qualquer pessoa, pois ele não esforça a coluna e também não exige esforço físico.

As pessoas que praticam esses exercícios notaram grande diferença no desempenho do organismo e vários outros benefícios da ginástica hipopressiva.

Como fazer os exercícios da ginástica hipopressiva?

Primeiro você pode se sentar com pernas cruzadas, inspirar normalmente e expirar forçando a retirada de todo o ar no pulmão sugando a parte do umbigo para dentro e mantendo por um tempo máximo que conseguir, depois respire normalmente e repita o exercício.

Quando você já tiver algum domínio da respiração para fazer esse exercício, pode fazer ele em pé e sentir os benefícios da ginastica hipopressiva para a coluna, da seguinte forma:

  • Mantenha as pernas afastadas com uma distância da largura do quadril;
  • Expulse o ar dos pulmões e sugue o umbigo para dentre o máximo que conseguir;
  • Fique parado nessa posição o máximo de tempo que conseguir;

Benefícios da ginástica hipopressiva

Se você tiver um corpo mais flexível e conseguir dobrar o corpo e colocar as mãos no chão, pode fazer os exercícios nessa posição também.

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Como você viu nesse artigo, existem vários benefícios da ginástica hipopressiva que vão ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.


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