Boxe Tailandês

O boxe tailandês é uma das artes marciais mais praticadas no Brasil. Ele também é conhecido pelo nome muay thai e possui uma história com mais de 2.000 anos de acúmulo de técnicas e aprendizados psicológicos.

Unindo a exigência de técnica e condicionamento físico, através do boxe tailandês é possível adquirir diversos benefícios para a saúde física e para a saúde mental.

A seguir você poderá conferir mais informações sobre esse esporte, seus principais golpes e a sequência de graduações relacionadas a ele. Confira.

Boxe Tailandês

O que é o boxe tailandês

O boxe tailandês surgiu no local onde atualmente se encontra a Tailândia e foi desenvolvido primeiramente como uma forma de autodefesa contra batalhas e guerras de inimigos.

Foi sendo desenvolvido e aprimorado e hoje tem como principal objetivo nocautear o adversário através de golpes majoritariamente utilizando os joelhos, canelas, cotovelos e punhos. Essa arte marcial é conhecida como arte de 8 armas justamente por fazer uso dos dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e dos dois pés.

Para lutar o boxe tailandês é preciso uma ótima preparação física e aprender corretamente as técnicas. Veja a seguir os principais golpes utilizados nessa arte marcial.

Principais golpes

São realizadas diversas combinações de golpes com intuito de derrotar o adversário.

Um dos principais golpes são os socos, que possuem bastante semelhança com os utilizados no boxe. Portanto, é comum utilizar no boxe tailandês golpes como cruzado, direito, jab, gancho, etc.

As cotoveladas utilizadas no boxe tailandês são extremamente eficientes para a derrota do adversário. Os cotovelos são partes do corpo muito resistentes e por esse motivo acertar uma cotovelada adequadamente pode garantir o nocaute certeiro. É possível aplicar diversos tipos de cotoveladas como as cotoveladas frontais, ascendentes, giratórias e voadoras.

Partindo para os golpes desferidos pelos membros inferiores, os chutes no muay thai podem ser aplicados a partir dos pés ou das canelas. Um exemplo do principal golpe aplicado com as pernas é o pontapé frontal. Ele é utilizado para frear um ataque sofrido pelo adversário e preparar para um contragolpe.

Por fim, as joelhadas assim como as cotoveladas são muito eficientes para garantir a vitória da luta. Um dos principais golpes que podem ser desferidos com os joelhos é o kao noi que consiste numa ajoelhada que atinge a barriga ou a coxa do adversário, desestabilizando-o.

Nas lutas de boxe tailandês não é permitido atingir a região pélvica, cair sobre o oponente, morder, cuspir ou cabecear seu adversário. Atitudes como essa podem levar à penalização através da perda de um ponto para cada falta cometida.

No boxe tailandês é possível avançar de nível e conquistar outras faixas, é o que chamamos de graduação. Da ordem inferior a superior as faixas são:

  • Branca
  • Branca com ponta vermelha
  • Vermelha
  • Vermelha com ponta azul clara
  • Azul clara
  • Azul clara com ponta azul escura
  • Azul escura (permissão para ser instrutor)
  • Azul escura com ponta preta (permissão para ser instrutor master)
  • Preta (professor)
  • Preta e branca (mestre)
  • Preta, branca e vermelha (grão mestre)

Boxe Tailandês

Encontre uma academia para treinar essa modalidade

Se você se interessou pelo boxe tailandês e pretende dar continuidade aos estudos desta arte marcial incrível você pode contar com a academia Pratique Fitness. Na Pratique Fitness você irá encontrar um ambiente todo adaptado com os melhores equipamentos e profissionais qualificados para ministrar as aulas de boxe tailandês.

Incorporar essa prática a sua vida e rotina é uma ótima forma de melhorar o seu desempenho físico e psicológico, aprendendo os principais ensinamentos milenares dessa arte marcial.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here