Como a yoga pode ajudar no combate a ansiedade

Antes de entender como o yoga pode ajudar no combate a ansiedade, vamos entender como a ansiedade age no corpo.

A ansiedade leva a um mal estar físico onde o indivíduo passa a sentir aflição e agonia, é uma agitação causada por um excesso de energia que às vezes a pessoa não consegue descarregar corretamente, e o yoga é excelente para isso, pois ajuda a acalmar a mente e relaxar.

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a desenvolver ansiedade tais como traumas, estresse, genética, doenças físicas e outros.

Os principais sintomas da ansiedade que são: taquicardia, tremores, cansaço e falta de ar.

Como a yoga pode ajudar no combate a ansiedade através da respiração

Mas então, como a yoga pode ajudar no combate a ansiedade?

Responder essa pergunta é simples, a pratica da yoga envolve movimentos respiratórios que provocam uma respiração profunda, ao promover os movimentos sincronizados com a inspiração e a expiração o corpo relaxa, você consegue alcançar maior controle das emoções e isso combate a ansiedade.

A ansiedade também está ligada ao medo e quanto mais a pessoa estiver conectada consigo mesmo, fica mais fortalecida fisicamente e mentalmente, lidando com essas sensações com mais facilidade.

Os Pranayamas (respiração do yoga) expandem e intensificam o fluxo de energia intensificando a conexão com a vida e são muito úteis para o controle da ansiedade. E com tudo isso a prática também combate e ainda pode curar a depressão.

O yoga tem sequências de exercícios e posturas com as técnicas de respiração Pranayamas com o objetivo de desenvolver um estado meditativo onde a pessoa consegue maior equilíbrio mental. As técnicas de meditação tem o objetivo de desenvolver a estabilidade do corpo como um todo.

Os benefícios da yoga

Vimos como a yoga pode ajudar no combate a ansiedade e também da depressão, agora vamos ver outros benefícios que você pode adquirir com a prática.

  1. Ajuda a diminuir a taxa de açúcar no sangue, prevenindo o diabetes;
  2. Reduz o estresse promovendo uma vida mais leve e calma;
  3. Previne dores na coluna;
  4. Melhora a flexibilidade e a elasticidade do corpo;
  5. Melhora a saúde das articulações;
  6. Aumenta a densidade óssea;
  7. Aumenta o equilíbrio;
  8. Melhora a consciência corporal;
  9. Melhora a respiração;
  10. Melhora a qualidade do sono;
  11. Tonifica a musculatura do corpo;
  12. Harmoniza as emoções;
  13. Controla a pressão arterial;
  14. Melhora a postura;

Essa lista contém alguns dos muitos benefícios que podem ser alcançados com a prática regular do yoga.

Yoga para todos

O yoga é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e gêneros. Inclusive é muito indicada para crianças contribuindo para o gasto de energia e para idosos ajudando inclusive na redução de quedas.

Mulheres que estão em período de gravidez também podem praticar e faz bem tanto para mãe quanto para o bebê que ainda não nasceu, mas antes de iniciar a prática é bom procurar por orientação médica.

Ao praticar yoga respeite os limites do seu corpo, não é porque você começou a praticar que vai conseguir sair fazendo todas as posições, algumas são muito avançadas e você só vai conseguir fazê-las depois de algum tempo de pratica.

A Academia Pratique Fitness tem uma excelente estrutura com instrutores altamente qualificados para orientar os alunos na prática de atividades físicas, ao procurar por uma academia de qualidade, procure pela Pratique Fitness, a melhor academia de BH.

Agora você conseguiu entender como a yoga pode ajudar no combate a ansiedade e pode melhorar a qualidade de vida das pessoas, quando praticada com disciplina, se você tem problemas com ansiedade, pratique yoga e veja como os resultados podem aparecer rápido,


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