Como a yoga pode ajudar no combate a depressão

Entenda como a yoga pode ajudar no combate a depressão, controlando as emoções e desenvolvendo maior equilíbrio mental.

A depressão é considerada como um transtorno mental desenvolvendo uma tristeza persistente que interfere no humor da pessoa. O desenvolvimento da depressão afeta o individuo tanto fisicamente como psicologicamente, provocando alterações a nível cognitivo e somático.

Isso porque a nível cognitivo a pessoa passa a ter uma diminuição da concentração e a dificuldade para tomada de decisões. Já a nível somático pessoas deprimidas podem perder muito peso ou mesmo ganhar, pode desenvolver insônia, agitação ou perda de energia.

A gravidade aumenta quando as sensações são mais intensas e nesse caso a pessoa fica tão desanimada que pode deixar a situação interferir no lado profissional, familiar e social.

A depressão acaba interferindo quimicamente no cérebro causando transtorno de alguns neurotransmissores e hormônios como a noradrenalina, a dopamina e a serotonina.

O yoga é uma atividade que combina uma sequência de posições corporais sempre trabalhando com a respiração (Pranayamas). O objetivo principal do yoga é a união do corpo, da mente e do espírito para conseguir o domínio das emoções e o equilíbrio mental.

Uma das formas de combater a depressão é a prática de atividades físicas, e todas elas trarão benefícios, mas a yoga em especial serve como um tratamento.
Entenda agora como a yoga pode ajudar no combate a depressão.

Como a yoga pode ajudar no combate a depressão com o controle da respiração

Para as atividades ajudarem a combater a depressão, elas vão atuar nos sintomas da depressão, por exemplo:

Uma pessoa deprimida ela tem um desequilíbrio emocional que leva ao desânimo, ao praticar yoga a pessoa também tem contato com um pouco da filosofia oriental que ajuda a pessoa ficar mais fortalecida mentalmente, conseguindo maior equilíbrio das emoções.

Por uma visão química, a prática do yoga regula os níveis dos hormônios de serotonina e dopamina, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo cerebral liberando endorfina.

O que contribui para a melhora do humor, pois a serotonina é um hormônio ligado à sensação de prazer e bem estar, também conhecida como hormônio da felicidade.

Como falamos, a prática do yoga envolve um trabalho de respiração que ajuda o praticante ficar mais concentrado e ter consciência da sua respiração, esse trabalho, de inspirar e expirar com o corpo em determinada posição, provoca um relaxamento tanto muscular como mental.

O yoga ajuda a manter o equilíbrio do sistema endócrino controlando os hormônios do estresse: o cortisol e a adrenalina.

Além de ajudar a combater a depressão a yoga também ajuda a combater a ansiedade, ajudando no controle dos batimentos cardíacos equilibrando a pressão arterial favorecendo o estado de relaxamento e tranquilidade.

Pratique yoga para ter um corpo mais saudável e estabilidade das emoções

Vimos como a yoga pode ajudar no combate a depressão, da ansiedade, agora vamos ver quais são os benefícios para a saúde do corpo.

O yoga também promove uma melhora na saúde em geral, ao controlar o ritmo cardíaco também melhora o sistema respiratório, o funcionamento dos pulmões e a musculatura da área.

Aumenta a flexibilidade do corpo e a elasticidade devido a amplitude dos movimentos que são praticadas nas posições do yoga. Com as posições a pessoa também melhora sua habilidade com equilíbrio corporal.

Atua no combate a insônia melhorando a qualidade do sono e também na disposição do indivíduo para realizar as atividades diárias.

A melhora da respiração, da circulação sanguínea reflete diretamente no sistema imunológico, tornando-o mais resistente a certas doenças.

A Pratique Fitness é a melhor academia de BH e lá você pode praticar diversas modalidades de exercícios que também vão contribuir para a saúde em geral.

No post de hoje foi possível ver como a yoga pode ajudar no combate a depressão e como ela pode trazer muitos outros benefícios para o corpo, é uma excelente opção para quem está procurando uma atividade para praticar.


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