exercício em casa

Uma maneira de se manter sempre ativo, é realizar exercícios em casa, principalmente quando não se é possível frequentar a academia. 

Manter a rotina de treinos ajuda a deixar a saúde física em dia. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados especiais para evitar lesões e também outros tipos de problemas. 

A Organização Mundial de Saúde indica a prática de exercícios físicos por, pelo menos, 150 minutos na semana, seja ela leve ou moderada. Isso significa que em apenas 30 minutos do seu dia é possível se manter ativo. 

Exercícios em casa

Os exercícios em casa são muito fáceis de se fazer, pois podem ser desde uma simples caminhada até um exercício abdominal, alongamento, entre outros. Desse modo, não existe mais desculpas para você deixar o sedentarismo de lado. 

O treinamento em casa não conta com ajuda de um profissional, então mesmo utilizando equipamentos simples, como peso corporal e elásticos, por exemplo, é necessário ter cuidados para não se lesionar. Veja as dicas de como realizar os treinos em casa:

Suporte profissional

Como evitar lesões ao realizar exercícios em casa
Como evitar lesões ao realizar exercícios em casa

Procure uma empresa em que treine online (remoto) ou um profissional que possa conduzir os seus treinos com uma análise física prévia, de maneira adequada ao seu treino e com as particularidades para que possa evitar as falhas, como frustrações e lesões. 

Prepare o seu corpo para as atividades

Antes de iniciar qualquer exercício em casa ou na academia, é necessário preparar o corpo, por exemplo, fazendo um alongamento para melhorar todo o rendimento das atividades e também evitar que ocorra as lesões. 

Por isso, faça um alongamento e também os exercícios cardiorrespiratórios de baixa complexidade, que servem para aumentar a frequência cardíaca de maneira paulatina, aumentar toda a temperatura do corpo e lubrificar os músculos e as articulações. 

Cuidado ao utilizar os equipamentos

É muito importante se certificar de que os equipamentos não causam nenhum tipo de lesão. Então, caso vá adquirir algum material, como os elásticos, não procure aqueles de providência duvidosa, pois eles podem causar traumas. 

Além disso, o local onde vai realizar os exercícios em casa precisa estar bem organizado. Por isso, certifique-se se o ambiente está seco e que as cadeiras estão bem fixas, pois os pequenos detalhes podem comprometer toda a execução das atividades. 

Progressão de cargas e estímulos

Como evitar lesões ao realizar exercícios em casa
Como evitar lesões ao realizar exercícios em casa

Para realizar os exercícios em casa é necessário analisar os níveis de aptidão para trabalhar em várias intensidades. 

Desse modo, inicie pelos exercícios mais simples, que possuem pouca complexidade, além de evitar as cargas pesadas, já que o peso que pode parecer leve, pode causar inflamações no dia seguinte. 

Tenha paciência para realizar exercícios em casa

Os resultados não vão aparecer rapidamente. Por isso, não deixe a ansiedade provocar o desânimo e nem que desmotive para poder alcançar os objetivos. 

Lembre-se, persistência e disciplina são os aliados dos exercícios físicos. 

Gostou do nosso artigo? Então entre em contato com uma unidade da Pratique e inicie os seus treinos agora mesmo!

Veja outros conteúdos em nosso Blog!

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here