alongamento em casa sem aparelho

 

Quer saber como alongamento em casa sem aparelho? Aprenda agora! Entre os exercícios mais menosprezados pelos praticantes de atividades físicas se encontra o alongamento. E se você está pensando em sair do sedentarismo e começar a se movimentar mais, provavelmente não coloca o alongamento entre seus primeiros objetivos.

Todavia, são vários os benefícios trazidos por essa modalidade. Ajuda a combater dores na coluna ou lombares, melhora a postura e a flexibilidade, contribui para aumentar a amplitude dos movimentos e para a saúde geral do corpo. É possível fazer alongamento em casa sem aparelho e obter excelentes resultados.

Acima de tudo, é essencial que cuide da regularidade e da correção do movimento. Ainda, dê atenção aos vários grupos musculares e partes do corpo e trabalhe mais focado na execução do que em qualquer outra coisa.

Isso porque fazer alongamento em casa sem aparelho não define que certos membros serão menos ou mais alongados. O que definirá o resultado é mais o modo como os membros são alongados. Veja abaixo alguns exemplos de exercícios e os cuidados que se deve tomar ao efetua-los.

 

FAZER ALONGAMENTO EM CASA SEM APARELHO – EXERCÍCIOS E ORIENTAÇÕES

alongamento em casa sem aparelho Nós vamos citar aqui um grupo de exercícios – que alongam e fortalecem diferentes áreas do corpo – apenas para que seja possível explanar a premissa.

Você fará os exercícios que melhor resultados te mostrarem e que mais te agradarem. O importante é compreender os conceitos gerais que valem para os mais diferentes movimentos conhecidos.

Perceba que a execução errada não apenas deixa de trazer os resultados esperados, como também trazem os riscos de lesão. Então, atentemos aos exercícios.

  • Alongamento da lombar, dos quadríceps e joelhos;

Em primeiro lugar deite-se em um colchonete com as pernas totalmente esticadas e relaxadas. Primeiro coloque as duas mãos na parte de trás das coxas, firme bem as mãos e eleve rumo ao tórax. Puxe até sentir os músculos da lombares, os quadríceps e o joelho estarem totalmente alongados. Conte até 30 e solte. Repita por duas ou três vezes.

Não se esqueça da respiração. Inale profundamente o ar pelo nariz e o solte pela boca. É preciso garantir a perfeita oxigenação dos músculos.

  • Alongamento da panturrilha para alongamento em casa sem aparelho

Utilize uma cadeira para este exercício. Fique em pé atrás da cadeira, segurando no alto de seu encosto. Eleve o tronco até ficar na ponta dos pés e segure. Conte até 30 e retorne. Repita por duas ou três vezes.

A postura é fundamental. A coluna precisa sempre estar alinhada e estável, neutra durante a execução. Ao fazer qualquer alongamento, se lembre de manter os músculos abdominais contraídos, ajuda na postura e mantém o foco de ação na região desejada.

  • Alongamento das costas e coluna vertebral;

Esse exercício é conhecido geralmente por “super-homem”, pela similaridade da posição.

Deite-se em um colchonete. Leve os braços para frente e mantenha as pernas esticadas, alinhadas e alongadas. Olhe em direção a mão e eleve braços e pernas o quanto conseguir. Mantenha assim por 1 segundo. Retorne. Repita de 8 a 12 vezes.

Este exercício é excelente no combate às dores da coluna, isso porque ele permite alongar e fortalecer todos os músculos da parte de trás do corpo: do pescoço ao glúteo.

  • Alongamento do tórax para alongamento em casa sem aparelho

Em pé, fique de frente a uma distância aproximada de 45 centímetros de uma parede. Coloque as mãos na parede separadas a uma largura aproximada a do ombro. Leve o tronco para frente como se fazendo uma flexão. Aproxime bem o queixo da parede. Mantenha a posição por 1 segundo. Retorne. Repita de 8 a 12 vezes.

É importante alongar e fortalecer os músculos do tórax, pois são responsáveis pelos movimentos de braços e ombros e a sustentação deles. Assim, este exercício contribui para ampliar o movimento dos membros superiores. Confere precisão e controle ao movimento.

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