COMO PREVINIR A DIABETES?
COMO PREVINIR A DIABETES?

Um novo estudo aponta que reduzir o tempo sedentário diário pode ajudar a evitar doenças do estilo de vida tais como diabetes e doenças do coração em apenas três meses. Passar apenas uma hora a menos sentado diariamente e fazer uma atividade física leve podem ajudar na prevenção dessas doenças!

O que é sedentarismo?
O sedentarismo é um estilo de vida em que não se pratica qualquer tipo de exercício físico regularmente, além de permanecer muito tempo sentado e não ter disposição para realizar atividades simples do dia-a-dia, o que tem influência direta na saúde e bem-estar.

Quais os sintomas do sedentarismo?
A pessoa sedentária geralmente apresenta cansaço constante, diminuição da força e da massa muscular, dores nas articulações, acúmulo de gordura abdominal, aumento excessivo de peso e má qualidade do sono.

Quais as consequências do sedentarismo?
Sobrepeso ou obesidade, pré-diabetes, Diabetes Tipo 2, pressão alta, colesterol e triglicerídeos altos, problemas cardiovasculares, ansiedade, depressão, problemas do sono e risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

A diabetes do tipo 2 e as doenças cardiovasculares são as doenças crônicas mais comuns em todo o mundo. O risco de desenvolver essas doenças é aumentado principalmente pelo excesso de peso causado pela inatividade física e uma dieta não saudável o que, consequentemente, leva a distúrbios metabólicos que causam essas doenças.

COMO PREVINIR A DIABETES?
COMO PREVINIR A DIABETES?

O exercício físico regular é bem conhecido por ser benéfico no controle de peso e na prevenção de doenças. No entanto, muitos adultos não cumprem a recomendação de fazer 2 horas e meia de exercício por semana (cerca de 30 minutos por dia), e a maior parte do dia normalmente é gasto sentado.

Pesquisadores finlandeses investigaram se os benefícios para a saúde podem ser alcançados reduzindo o tempo sedentário diário em um período de três meses. Os participantes da pesquisa eram adultos sedentários e fisicamente inativos com risco aumentado de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Após um período de apenas três meses, os pesquisadores observaram benefícios à saúde relacionados à regulação do açúcar no sangue, sensibilidade à insulina e saúde do fígado.

É encorajador saber que os benefícios para a saúde podem ser alcançados simplesmente reduzindo o tempo gasto sentado e aumentando a quantidade de atividade física leve! Para muitas pessoas, este pode ser um ponto de partida fácil para começar a fazer exercícios.

COMO PREVINIR A DIABETES?
COMO PREVINIR A DIABETES?

E as pessoas que não conseguem seguir as recomendações semanais de atividade física (2 horas e meia por semana) são as que mais se beneficiam da substituição do tempo sentado por uma atividade física leve!

Entretanto, maiores resultados, tanto estéticos quanto, principalmente, para saúde virão com o aumento do tempo gasto com as atividades físicas ou o aumento na intensidade dos exercícios.

De qualquer forma, se mexer é o melhor remédio para prevenção da diabetes e das doenças do coração. Portanto, mexa-se!

REFERÊNCIA: Garthwaite, T., Sjöros, T., Laine, S., Vähä-Ypyä, H., Löyttyniemi, E., Sievänen, H., … & Heinonen, I. (2022). Effects of reduced sedentary time on cardiometabolic health in adults with metabolic syndrome: A three-month randomized controlled trial. Journal of Science and Medicine in Sport.


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