Descubra alguns sintomas gástricos causados pela emoção

<

Embora seja pouco divulgado, há vários sintomas gástricos causados pela emoção que podem acontecer com você. Por exemplo: sabe aquele dia que você está de mau humor e percebe que é por não ter se alimentado bem?
O cenário acontece todo dia e existem outros eventos, inclusive um exemplo é estar nervoso com um compromisso. Em seguida, você sente uma forte dor de barriga e precisa encontrar um banheiro urgentemente para utilizar.
Esses sintomas gástricos causados pela emoção mostram que as suas emoções tem relação com o seu sistema digestivo. Dessa forma, confira abaixo algumas coisas que podem acontecer contigo e você ainda nem percebeu.

Veja alguns sintomas gástricos causados pela emoção

Como alguns sintomas gástricos causados pela emoção podem afetar o seu sistema digestivo?

A relação entre o sistema digestivo e as emoções é intensa, mas antes de entender sobre isso, se tornou relevante saber o que é esse sistema. Além disso, é crucial descobrir quais órgãos fazem parte desse grande sistema.

Por se estender da boca ao ânus, o sistema digestivo é grande e é responsável por algumas funções. Nesse sentido, se trata do fato de receber o alimento, absorver os nutrientes, liberar a corrente sanguínea e eliminar os restos do corpo.

O trato digestivo possui algumas partes, como por exemplo: boca, garganta e esôfago, intestino delgado e grosso, reto e ânus. Ao mesmo tempo, engloba outros órgãos que estão fora dele, como o pâncreas, fígado e a vesícula biliar. Desse modo, veja abaixo alguns estados emocionais e possíveis efeitos.

Estresse = Síndrome do Intestino Irritável

Trata-se de sentir algum tipo de desconforto abdominal e não há uma causa de alteração estrutural no intestino.  Diarreia, dor e prisão de ventre são exemplos disso, desde que permaneçam por até 12 semanas.

O estresse pode exercer grande influência na liberação de hormônios e também nos movimentos inerentes ao tubo digestivo. Nesse caso, aumenta as dores abdominais e o desconforto, então é algo que requer atenção. 

Ansiedade = Gastrite

Alguém com gastrite tem as paredes do estômago inflamadas e uma das causas é ficar constantemente ansiosa. Afinal, a ansiedade traz o efeito em algumas pessoas de ficar com jejum prolongado ou não possuir uma mastigação certa. Em ambos os casos, o efeito seguinte é provocar dor idêntica à gastrite.

Nervosismo = Refluxo Gastroesofágico

Por fim, a DRGE (Doença do Refluxo Gastroesofágico), ou seja, a azia, se caracteriza por retornar o conteúdo gástrico para o esófago. Por não estar preparada, a boca é alcançada e a pessoa sente ânsia de vômito.

Para esse cenário, o nervosismo constante pode ser uma das causas para agravar ainda mais o quadro de DRGE. Agora que você sabe alguns sintomas gástricos causados pela emoção, conte com a Pratique Nutri para ter uma alimentação mais saudável. Clique aqui e confira o nosso programa.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here