Para se alimentar de forma saudável é necessário modificar os hábitos alimentares e introduzir novos alimentos na rotina, além de estabelecer horários melhores definidos para comer. Dicas de alimentação saudável para quem malha

Veja as principais dicas de alimentação saudável para quem malha e não fique de fora de manter seu corpo e sua mente em dia!

Dicas de alimentação saudável para quem malha

Como saber se sua alimentação é saudável?

Antes de receber as principais dicas de alimentação saudável para quem malha, primeiro é importante saber se sua alimentação está ou não adequada e o que deve ser modificado para obter melhores resultados.

Uma alimentação é considerada saudável quando ela:

  • Oferece os nutrientes necessários para manter a qualidade de vida e o corpo funcionando bem

Para quem malha, os nutrientes necessários para manter o corpo vão além das necessidades normais do dia a dia! Isso porque o corpo passa a exigir mais nutrientes e calorias à medida que há maiores gastos e aumento de massa muscular.

Além de necessidades nutricionais específicas, malhar também faz com que o corpo exija maior hidratação, já que há perda constante de líquido durante e após a prática de exercícios físicos que precisam ser repostos.

Para saber sobre suas necessidades nutricionais é ideal consultar um médico e realizar exames de rotina para saber se o nível dos principais nutrientes está de acordo com o normal e logo após consultar um nutricionista para estabelecer as novas necessidades de acordo com o tipo de atividade física que se pretende praticar.

  • Não possui alimentos que fazem mal

A maior dificuldade de quem pretende modificar a dieta é retirar os alimentos que não fazem bem, especialmente os industrializados.

O excesso de sal pode provocar problemas graves de pressão arterial e provocar quadros crônicos. Por isso, evitar alimentos com muito sal é o primeiro passo para se alimentar bem, lembrando que o sal é ainda um elemento que ajuda a reter líquidos, dificultando a perda de peso.

Consumir excesso de açúcar é um dos fatores que também contribuem muito para uma dieta em desequilíbrio. Infelizmente, quase todos os alimentos que consumimos possuem açúcar de algum tipo.

O melhor é tentar consumir açúcares naturais, como os das frutas, por exemplo, e abandonar os tipos industriais. Doces de padaria, além de serem alimentos carregados de açúcar, são péssimos para quem possui dificuldades digestivas. É sempre possível fazer uma receita caseira de bolo com menos açúcar ou com açúcar do tipo mascavo, mas atenção, coma doces sempre de forma bem moderada!

Dicas de alimentação saudável para quem malha

Veja a seguir as principais dicas de alimentação saudável para quem malha e pretende ficar em forma e com o organismo funcionando sem nenhum problema:

  • Alimente-se de acordo com o programa adequado para você

Você é um ser único, com peso, altura, metabolismo e objetivos específicos que precisam ser considerados quando de montar uma dieta. Por isso é importante consultar um nutricionista!

  • Hidrate-se de forma correta

A hidratação do corpo para quem malha é item fundamental, por isso deve estar presente de forma permanente na dieta. Tomar ao menos dois litros de água por dia é ideal para quem malha, além da hidratação de reposição durante e depois dos treinos.

Não é ideal tomar líquidos durante a comida, já que esse processo dificulta muito a digestão e pode atrapalhar o metabolismo correto dos alimentos.

  • Faça sua própria comida

Não é difícil cozinhar para si mesmo, além de ser muito mais saudável! Comece fazendo saladas e carnes e depois vá para alimentos mais complexos. Mas se você não tem tempo e não vive longe de um restaurante, cuidado, a chance de se alimentar inadequadamente é bem maior!

Como você já viu as dicas de alimentação saudável para quem malha, não deixe de acessar o Aplicativo da Pratique em Casa e receber dicas incríveis de cardápios para quem pratica atividades físicas!


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