Dor pós treino em casa: é melhor tomar remédio ou esperar ela passar?
Dor pós treino em casa: é melhor tomar remédio ou esperar ela passar?

Você iniciou uma nova série de exercícios e está sentindo dor pós treino? Não sabe se é melhor tomar alguma medicação ou esperar a ela passar? Não se preocupe, pois você irá aprender tudo sobre as dores musculares e como cuidar delas. 

Com certeza, você já ouviu a frase: sem dor, sem ganho. Então, fique sabendo que a dor é um mal necessário para todas as pessoas que treinam. 

Continue nesse artigo e veja como é possível evitá-la, como cuidar e o porquê que ela surge. 

Dor pós treino

A dor pós treino surge depois de praticar os exercícios físicos, pois ela é uma reação natural que é conhecida como dor muscular de início tardio (DMIT). 

Esse tipo de dor acontece porque durante os exercícios físicos acabam aparecendo micro lesões nas fibras dos músculos. Essas lesões são de extrema importância, pois a partir delas o músculo se reconstrói com uma força a mais, proporcionando o ganho de massa muscular. 

A dor muscular é muito comum nos indivíduos que estão iniciando na academia ou quando começam novos exercícios. Com o tempo, ela vai se tornando mais fraca até desaparecer. 

Dor pós treino em casa: é melhor tomar remédio ou esperar ela passar?
Dor pós treino em casa: é melhor tomar remédio ou esperar ela passar?

Por isso, é errado ficar diversos dias sem treinar por conta da dor pós treino, pois o ciclo recomeça e a dor irá vir novamente, já que o corpo e o cérebro não se acostumaram devido o tempo que deixou de frequentar. 

A dor pode permanecer por até 72 horas após a prática dos exercícios. Além disso, ela ficará menos intensa com o passar dos dias. Caso persista por mais tempo ou se for muito forte, indica-se buscar ajuda de um médico para ver se houve grandes lesões. 

Estou com dor, posso treinar?

Muitas pessoas acabam ficando desanimadas para ir treinar devido a dor muscular. Mas não é necessário abandonar os treinos. Portanto, basta diminuir a intensidade dos exercícios, descansar adequadamente e alternar o tipo de atividade que não terá nenhum problema. 

Para as pessoas que buscam ganhar massa muscular, o indicado é não parar por muito tempo, pois podem acabar perdendo os músculos que ganharam. Desse modo, é preciso trabalhar em grupos musculares diferentes, além de ir alternando os dias, até que consiga se recuperar. 

É possível evitar dor após o treino? 

Para evitar a dor após o treino é necessário realizar um aquecimento pré treino, respeitando os limites do corpo e alongando, além de não avançar rápido demais nos exercícios. Sem contar que é necessário ter bastante paciência e também se resguardar para os treinos. 

Posso utilizar medicamentos para a dor pós treino?

A resposta é muito simples, não!

Dor pós treino em casa: é melhor tomar remédio ou esperar ela passar?
Dor pós treino em casa: é melhor tomar remédio ou esperar ela passar?

Existem medicamentos para dor aos montes, como relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios, eles estão aí para isso. Mas é necessário ter muita cautela quando se refere a medicamentos. 

Diante da dor pós treino é aconselhável buscar ajuda de um médico, caso as alternativas como gelo, massagem, entre outros não funcionem. 

Então, para melhorar a dor descanse, use bolsa de gelo, gel anti-inflamatório ou massagem com pomada, alimente-se com nutrientes que possuem ação anti-inflamatória. 

Gostou das nossas dicas? Então entre em contato com uma unidade da Pratique para começar a treinar agora mesmo!


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