Você sofre com dores de cabeça? Saiba como os exercícios físicos podem ajudá-lo com esse problema
Você sofre com dores de cabeça? Saiba como os exercícios físicos podem ajudá-lo com esse problema

Você sabia que um estudo feito por neurologistas  apontou que que pessoas que não se exercitam têm 43% mais enxaqueca e 100% mais dores de cabeça em relação às que praticam atividades físicas?

Em vista disso, pode ser possível que você ao visitar o médico para tratar seu problema de enxaqueca ou dor de cabeça crônica e acabe recebendo uma receita de exercícios físicos.

Então, por que os exercícios físicos podem ajudar no combate a esses problemas com as dores de cabeça?

Exercícios físicos ajudam a diminuir as dores de cabeça

Você sofre com dores de cabeça? Saiba como os exercícios físicos podem ajudá-lo com esse problema
Você sofre com dores de cabeça? Saiba como os exercícios físicos podem ajudá-lo com esse problema

O seu corpo libera endorfina quando você faz uma atividade física ou se movimenta. A endorfina é um hormônio produzido durante o exercício físico que, quando liberado no organismo, promove a sensação de bem-estar.

Esse hormônio, por sua vez, acaba atuando como “morfina natural”, ou seja, um analgésico natural que pode aliviar a dor de cabeça.

Então, se você praticar exercícios físicos frequentemente terá menos chances de sofrer com enxaqueca ou dores de cabeça em relação a uma pessoa sedentária.

Os benefícios da atividade física vão além do bem-estar, pois incluem a liberação de epinefrina e esteroides que também podem ajudar a diminuir as dores.

Além disso, ela promove maior circulação sanguínea, o que faz com que aumente a oxigenação no cérebro e, consequentemente, a diminuição da cefaleia.

Listamos abaixo os exercícios físicos que tem maior efeito na diminuição das dores:

 

Você sofre com dores de cabeça? Saiba como os exercícios físicos podem ajudá-lo com esse problema
Você sofre com dores de cabeça? Saiba como os exercícios físicos podem ajudá-lo com esse problema
  • Caminhada;
  • Dança;
  • Corrida com baixo impacto;
  • Alongamento;
  • Natação;
  • Pilates.

Os exercícios aeróbicos têm maior influência na diminuição da dor, enquanto os relaxantes ajudam devido ao bem-estar que proporcionam.

A opção ideal, é combinar exercícios aeróbicos com exercícios relaxantes, para assim aproveitar o melhor de cada um.

Contudo, você deve contar com a supervisão de um educador físico. Pois a atividade deve ser escolhida e executada de modo que não prejudique sua saúde em busca da diminuição destas dores.

É importante também, praticar atividade física duas a três vezes por semana, com duração entre 30 a 60 minutos para que se tenha resultados benéficos.

É possível que a atividade física também desencadeie crises e dores de cabeça. Por isso, é importante consultar um especialista para saber quais são as causas das dores e assim, confirmar se a prática de exercícios físicos podem mesmo ser benéfica no seu caso.

A alimentação balanceada em conjunto com o sono adequado, também colaboram para a diminuição das chances de você ter dor de cabeça. Portanto, é de extrema importância saber exatamente o que é melhor para você.

Pode ser que ginástica e atividades físicas três vezes na semana já ajudam, então vale a pena investir em uma vida menos sedentária e mais ativa fisicamente.

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