A natação é um esporte muito divertido, eficiente e que auxilia na manutenção da saúde física e mental. E não são apenas crianças e jovens que podem se beneficiar das aulas de natação. Os efeitos da natação para os idosos são muito positivos e hoje iremos descobrir quais são eles.

O envelhecimento é uma etapa ímpar da vida humana e alguns cuidados começam a ser requeridos nessa faixa etária. A prática de atividades físicas é muito importante para manter a saúde do idoso em dia e proporcionar uma velhice ainda mais saudável e longe dos problemas.

Por isso, confira a seguir quais são os benefícios da natação para os mais velhos de nossa sociedade.


Quais são os efeitos da natação para os idosos?

A natação é uma atividade que pode ser realizada por pessoas de todas as faixas etárias. Crianças, adultos e idosos podem desfrutar das vantagens dessa prática super prazerosa e divertida.

Na terceira idade os efeitos da natação para os idosos podem ser ainda mais importantes. Veja alguns a seguir:

Melhora a coordenação motora: Os movimentos da natação movimentam todo o corpo, promovendo o desenvolvimento muscular. Desse modo, a coordenação motora é estimulada, auxiliando até nas tarefas do dia-a-dia.

Interação social: A vida social é muito importante para a saúde mental da pessoa idosa. Muitos idosos enfrentam quadros de depressão por serem privados de um ambiente de encontro com outras pessoas. A natação para idosos geralmente é feita em grupo, o que proporciona encontros regulares e pode ser um ambiente perfeito para fazer amizades.

Melhora o sistema cardiovascular: A natação aumenta o ritmo cardíaco, aumentando a capacidade do sistema cardiovascular. O esporte não precisa de uma grande intensidade para provocar esse aumento nos batimentos e respiração. Isso significa que é possível obter os benefícios mesmo em atividades aquáticas mais leves, o que indicado para os mais velhos.

Melhora as articulações: As articulações são estruturas que sentem bastante o impacto do avanço da idade. Muitas pessoas passam a ter alguma dor nas articulações conforme acontece o envelhecimento.

A natação pode ser muito benéfica nesse caso, pois desenvolve a musculatura, e os músculos que envolvem as articulações. Com músculos bem desenvolvidos, as articulações ficam mais protegidas e as dores diminuem.

A importância da atividade física para o idoso

A prática de atividade física pode auxiliar o idoso a ter uma velhice mais ativa. Sabemos que os cuidados devem ser redobrados na terceira idade, porém a pessoa idosa não deve se ausentar totalmente das práticas rotineiras e do estímulo aos músculos.

Pensando nisso, a natação é uma atividade muito indicada para os idosos, assim como a hidroginástica, pois são atividades com pouquíssimo impacto e que conseguem trabalhar amplamente os grupos musculares. Além do mais, as atividades na água são bem prazerosas e relaxam os músculos.

A vida social do idoso também pode ser beneficiada pela natação. Já mencionamos que é possível criar um círculo social freqüentando as aulas de natação e os idosos tendem a se beneficiar bastante de novos vínculos criados nessa fase da vida.

Por isso, em resumo, os efeitos da natação para os idosos perpassam os limites do corpo físico e atingem também a saúde mental, tornando essa pessoa mais animada e alegre.


Descobrindo novos exercícios

Assim como os efeitos da natação para os idosos podem ser muito benéficos, encontrar novos exercícios também é uma ótima forma de incluir novidades nos treinos do dia a dia. E pensando nisso, a Pratique Fitness desenvolveu um APP com diversas aulas exclusivas para você treinar onde quiser.

Baixe agora e descubra novas possibilidades com o APP da Pratique Fitness.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here