Exercícios em casa Um guia para manter a atividade física e a saúde!!
Exercícios em casa Um guia para manter a atividade física e a saúde!!

A Organização Mundial da Saúde divulgou novas diretrizes sobre atividade física ideal e comportamento sedentário.

A OMS continua recomendando que os adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada e vigorosa por semana, ou cerca de 40 minutos por dia.

Esta recomendação também se aplica a pessoas com doenças crônicas. Para crianças e adolescentes, recomenda-se 60 minutos de exercício por dia.

Item 1: Quais são as atividades físicas que podem ser feitas em casa?

Dança, caminhada, subir e descer escadas. Para manter a frequência de atividade física em casa, o ideal é começar por aquele exercício que dê prazer e seja mais fácil de executar.

Item 2: Como montar um plano de exercícios em casa?

Como montar um cronograma de exercícios físicos? Passo a passo

1. Defina seus objetivos.

2. Analise sua rotina.

3. Escolha exercícios compatíveis com o seu nível atual.

4. Certifique-se de cobrir todos os grupos musculares.

5. Divida os exercícios por grupos musculares.

6. Consulte um profissional de educação física.

Item 3: Qual a melhor atividade física para a saúde?

Caminhar é simples, mas poderoso. Pode ajudá-lo a manter-se em bom estado físico, melhorar os níveis de colesterol, fortalecer os ossos, manter a pressão arterial sob controle, elevar seu humor e diminuir o risco de uma série de doenças (diabetes e doenças cardíacas, por exemplo).

Pratique em Casa: Tudo sobre atividade física e saúde!

Exercícios em casa Um guia para manter a atividade física e a saúde!
Exercícios em casa Um guia para manter a atividade física e a saúde!

A falta de exercício pode fazer com que os indivíduos passem a ser sedentários, uma condição que pode levar a uma série de doenças que são facilmente evitáveis por meio de hábitos de exercício.

Cuidados a serem tomados

Qualquer atividade que envolva o movimento humano em trocas de posição leva a um gasto de energia, nesse sentido, limpeza mais pesada, idas ao supermercado em que se anda pela maioria dos corredores, usar escadas em vez de elevadores, pode ser sim uma atividade física, de baixa ou média intensidade.

O exercício físico envolve uma prática sistemática com objetivos claros. Para tais atividades, é sempre recomendado buscar orientação profissional e fazer uma avaliação médica para verificar as condições de saúde.

Pratique em Casa: Treinos em casa, simples e com resultados!

Como começar

O ideal é começar devagar com atividades mais leves e duradouras. Em casa, sem o uso de equipamentos, existem exercícios que você pode fazer apenas com o peso do corpo. Alguns exemplos são os agachamentos, que podem ser feitos de várias formas, flexões, abdominais, saltos, polichinelos e suas variações, e muito mais.

Alguns itens da casa também podem ser convertidos em equipamentos. Cadeiras podem ser usadas como suporte para diversas atividades, bolsas, mochilas, garrafas podem ser usadas como pesos e cabos de vassouras podem ser usados como halteres.

Entre em contato com uma unidade da Pratique e comece seus treinos agora mesmo para obter o melhor resultado!

Sete passos básicos para manter a atividade física e a saúde:

  1. Buscar acompanhamento profissional
  2. Não ir além do seu limite
  3. Tentar se exercitar todos os dias
  4. Ficar atento à respiração
  5. Criar uma rotina de exercícios
  6. Variar os tipos de movimentos
  7. Procurar uma companhia para a prática
Exercícios em casa Um guia para manter a atividade física e a saúde!!!
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