exercícios físicos

A prática de exercícios físicos vem crescendo no dia a dia. Pois além deles ajudarem na sobrevivência ao novo coronavírus, ela também auxilia na recuperação dos pacientes. 

A comorbidade contribui no agravamento do paciente infectado pelo vírus. Desse modo, os profissionais de saúde vêm indicando para as pessoas praticar atividades físicas, nem que seja em casa

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil o número de infectados e de mortes ainda é crescente. Desta forma, os médicos alertam a importância da recuperação total dos pacientes com o auxílio de atividades físicas. 

exercícios físicos

Exercícios físicos na reabilitação dos infectados covid-19

Os pacientes infectados com a Covid-19 precisam ter uma recuperação total. Pois as pessoas que se contaminaram com a doença podem ter várias inflamações em diversas partes do corpo. 

Além disso, a doença pode comprometer órgãos como: coração, vasos, pulmões, rins, músculos e até mesmo neurológicos. 

Veja o exemplo para que você possa entender melhor como a prática de exercícios físicos é importante para as pessoas. Uma pessoa saudável que pratica atividades há um tempo, consegue ganhar forças com mais facilidade. 

Agora, se ela parar com as atividades em algum momento, rapidamente ela perde tudo que já havia conseguido. 

Desse modo, fica fácil de se perceber que um paciente que fica duas semanas parado, respirando por ajuda dos aparelhos, sedado e sem se mexer terá seu sistema muscular enfraquecido.

Além disso, é preciso levar em consideração que a própria doença acaba fazendo esse processo inflamatório, fazendo que as infecções piorem ainda mais, ajudando na perda de massa muscular e força. Portanto, a atividade física é de extrema importância para a vida da população. 

Os exercícios físicos em casa vêm auxiliando na reabilitação dos infectados pelo covid-19.

Exercícios físicos versos covid-19

A Covid-19 vai muito além do comprometimento pulmonar. Deste modo, as pessoas, ao sairem do quadro crítico da doença, apresentam uma série de dificuldades, como fazer as coisas simples como levantar os braços ou até mesmo, ficar sentada. 

Por isso, o auxílio dos fisioterapeutas ajudando nos exercícios físicos é fundamental na reabilitação dos pacientes. Desse modo, os profissionais trabalha a parte respiratória e motora dos pacientes. 

Mesmo as pessoas que foram infectadas e não precisaram ficar internadas, a capacidade física acaba diminuindo. Com isso, os exercícios físicos em casa, mais conhecidos como aeróbicos, são de extrema importância para todas as pessoas contaminadas pela Covid-19 e até mesmo, para aquelas que não se contaminaram. 

Atividades físicas em casa

atividade fisica

As pessoas precisam começar a praticar os exercícios físicos em casa para ajudar na reabilitação do coronavírus. 

Desse modo, os exercícios são fáceis e práticos, vejam os exemplos abaixo:

  • Descer e subir as escadas várias vezes (comece devagar, subindo e descendo apenas uma vez. Achou fácil? Aumente a quantidade e assim por diante);
  • Caminhar pelo quintal ou dentro de casa por período curto de 6 a 10 minutos, ou manter uma caminhada de 30 minutos; 
  • Realizar movimentos como levantar/sentar (sem se apoiar) por 3 séries de um minuto cada. 
  • Marche no lugar, comece lento e vá aumentando a rapidez dos passos. 

Os exercícios físicos devem ser realizados diariamente, principalmente na reabilitação dos pacientes infectados pelo coronavírus que possui uma perda funcional maior. 

Comece a se exercitar já!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here