O número de pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade tem aumentado a cada ano, principalmente nos últimos tempos, já que o mundo vem sendo assolado por uma pandemia, causada pelo vírus da Covid-19 e agora também, pela guerra que se instalou entre a Ucrânia e a Rússia. Assim, evitar a ansiedade parece quase uma missão impossível, mas você sabia que os exercícios ajudam a combater a ansiedade?
Sim, não é mito. E a comunidade médica cada vez mais tem apostado nas atividades físicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, é importante investir nesse recurso se você deseja manter tanto a sua saúde física quanto mental em dia.
No post de hoje, você vai entender os motivos pelos quais os exercícios físicos ajudam a combater a ansiedade e ainda vai descobrir como começar a praticar uma atividade física aí mesmo, dentro da sua casa.
Quando a ansiedade se torna um problema?
Antes de entendermos a importância dos exercícios no combate á ansiedade, é importante saber quando ela se torna um problema.
A ansiedade é um sentimento comum do ser humano, que acontece em momentos de grande adrenalina e prestes a acontecimentos importantes como, por exemplo, fazer uma prova, conhecer uma pessoa, casar-se, no nascimento de um filho, entre outros.
Ela se torna um problema, porém, quando apresenta sintomas que atrapalha a qualidade de vida da pessoa. É o caso, por exemplo, de palpitações no peito, tonturas, sudorese, falta de ar, tensão muscular, preocupação em excesso, irritabilidade ou medos exagerados.
Tais sintomas podem causar:
- Insônia;
- Falta de concentração;
- Depressão;
- Indisposição;
- Fobia social.
Entre muitos outros…
Além da intervenção medicamentosa, que é necessária em muitos casos, assim como, o tratamento psiquiátrico e psicológico, é possível tratar a ansiedade com exercícios físicos.
Por que os exercícios ajudam a combater a ansiedade?
Além dos benefícios ao corpo físico, os exercícios físicos atuam diretamente no combate a ansiedade. Isso acontece porque durante, e até mesmo depois da atividade física, o organismo produz hormônios que causam bem-estar. É o caso, por exemplo, da serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade.
Além desse hormônio, o organismo produz durante a atividade física a endorfina, que provoca uma sensação de relaxamento, e a noradrenalina, que é responsável por aumentar a circulação sanguínea ajudando tanto o coração quanto o cérebro, bem como, outras partes do corpo a trabalharem de forma correta.
Outro fato importante a se considerar, é que ao praticar a atividade física, você também está realizando o autocuidado, o que também ajuda a mantê-lo mais calmo e elevar a sua autoestima.
Portanto, uma coisa é fato, não dá para ficar sem fazer nenhuma atividade física.
Dicas para começar a praticar exercícios em casa
Se você não quer ir até uma academia para começar a fazer exercícios, uma dica é participar do Programa Pratique em Casa. Com ele, você poderá praticar exercícios físicos onde e quando quiser.
Portanto, não perca mais tempo!
Faça já parte do time de pessoas que estão vencendo a ansiedade através dos exercícios!
Estamos te esperando !