O número de pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade tem aumentado a cada ano, principalmente nos últimos tempos, já que o mundo vem sendo assolado por uma pandemia, causada pelo vírus da Covid-19 e agora também, pela guerra que se instalou entre a Ucrânia e a Rússia. Assim, evitar a ansiedade parece quase uma missão impossível, mas você sabia que os exercícios ajudam a combater a ansiedade?

Sim, não é mito. E a comunidade médica cada vez mais tem apostado nas atividades físicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, é importante investir nesse recurso se você deseja manter tanto a sua saúde física quanto mental em dia.

No post de hoje, você vai entender os motivos pelos quais os exercícios físicos ajudam a combater a ansiedade e ainda vai descobrir como começar a praticar uma atividade física aí mesmo, dentro da sua casa.

Quando a ansiedade se torna um problema?

exercícios ajudam a combater a ansiedade

Antes de entendermos a importância dos exercícios no combate á ansiedade, é importante saber quando ela se torna um problema.

A ansiedade é um sentimento comum do ser humano, que acontece em momentos de grande adrenalina e prestes a acontecimentos importantes como, por exemplo, fazer uma prova, conhecer uma pessoa, casar-se, no nascimento de um filho, entre outros.

Ela se torna um problema, porém, quando apresenta sintomas que atrapalha a qualidade de vida da pessoa. É o caso, por exemplo, de palpitações no peito, tonturas, sudorese, falta de ar, tensão muscular, preocupação em excesso, irritabilidade ou medos exagerados.

Tais sintomas podem causar:

  • Insônia;
  • Falta de concentração;
  • Depressão;
  • Indisposição;
  • Fobia social.

Entre muitos outros…

Além da intervenção medicamentosa, que é necessária em muitos casos, assim como, o tratamento psiquiátrico e psicológico, é possível tratar a ansiedade com exercícios físicos.

Por que os exercícios ajudam a combater a ansiedade?

Ioga, Força, Mulher, Saldo, Equilibrando, Em Forma

Além dos benefícios ao corpo físico, os exercícios físicos atuam diretamente no combate a ansiedade. Isso acontece porque durante, e até mesmo depois da atividade física, o organismo produz hormônios que causam bem-estar. É o caso, por exemplo, da serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade.

Além desse hormônio, o organismo produz durante a atividade física a endorfina, que provoca uma sensação de relaxamento, e a noradrenalina, que é responsável por aumentar a circulação sanguínea ajudando tanto o coração quanto o cérebro, bem como, outras partes do corpo a trabalharem de forma correta.

Outro fato importante a se considerar, é que ao praticar a atividade física, você também está realizando o autocuidado, o que também ajuda a mantê-lo mais calmo e elevar a sua autoestima.

Portanto, uma coisa é fato, não dá para ficar sem fazer nenhuma atividade física.

Dicas para começar a praticar exercícios em casa

Se você não quer ir até uma academia para começar a fazer exercícios, uma dica é participar do Programa Pratique em Casa. Com ele, você poderá praticar exercícios físicos onde e quando quiser.

Portanto, não perca mais tempo!

Faça já parte do time de pessoas que estão vencendo a ansiedade através dos exercícios!

Estamos te esperando !


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here