Exercícios físicos e a força muscular

Existe uma importante relação entre os exercícios físicos e a força muscular, nesse post vamos explicar maiores detalhes sobre o assunto.

Primeiramente é bom entender o que é o músculo: são tecidos do corpo responsáveis pela produção de movimento, eles transformam energia química em mecânica. Temos mais de 600 músculos em nosso corpo que podem representar a soma de 40 a 50% do peso corporal.

São os músculos que nos sustentam em pé, se ajudam nos movimentos de sentar, falar, correr e fazer todos os outros exercícios físicos.

Com isso já dá para saber a importância de ter músculos saudáveis, não é mesmo?

Mas então qual a relação entre exercícios físicos e a força muscular?

A relação entre exercícios físicos e a força muscular

A relação entre exercícios físicos e a força muscular é basicamente que com o treinamento de uma série de exercícios físicos vai promover o aumento da força muscular.

Com o fortalecimento muscular ocorre o fortalecimento das fibras dos músculos que já existem, sustentando melhor o corpo em geral.

Além do que, o corpo de quem pratica esportes ou faz atividades físicas tem a musculatura bem definida, os músculos ficam aparentes, é o que chamamos de corpo sarado, ou até mesmo trincado. Um corpo bem trabalhado com exercícios físicos é sem dúvida um corpo muito bonito e saudável.

O fortalecimento muscular, além de trazer boa aparência trás uma série de benefícios:

  • Previne lesões;
  • Aumento da resistência;
  • Ajuda a melhorar a postura;
  • Melhora a estrutura óssea, fortalecendo os ossos;
  • Aumenta a massa magra;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Estimula o metabolismo a funcionar melhor;
  • Previne o encurtamento dos músculos;
  • Melhora o equilíbrio;

O fortalecimento muscular na terceira idade é muito importante, inclusive recomendada por muitos médicos, ajuda a aumentar o aparelho muscoesquelético, a resistência muscular, prevenindo quedas, prevenção de alterações posturais, osteoporose e artrose.

Tipos de força muscular

São vários os tipos de força muscular, mas as que são utilizadas para os exercícios físicos são:

  • Força máxima

Essa é a maior força muscular que o indivíduo pode desenvolver, esse tipo de força representa a maior força disponível, é aquela em que o sistema neuromuscular pode mobilizar através de uma contração máxima voluntária.

Exercícios para a força máxima, geralmente é utilizado menor volume (menos séries e menos repetições) e maior intensidade, com intervalos de descanso entre séries maiores também.

  • Força rápida

É um tipo de força que se associa com a capacidade do sistema neuromuscular para movimentar o corpo ou objetos, por um período com o máximo de vezes possível, é a realização de um movimento na velocidade máxima.

É utilizada por atletas velocistas, por lançadores e arremessadores.

  • Força de resistência

É um tipo de força em que ou grupos musculares tem para resistir o cansaço com repetidas contrações musculares, é a capacidade de resistência contra a fadiga por longo tempo.

Essa força é solicitada para exercer atividades rotineiras com repetição constante de movimentos, como alguns exercidos em meios profissionais ou algumas atividades desportivas.

São três tipos de forças básicas que são trabalhadas em exercícios físicos, e é importante que os três tipos sejam evoluídos.

6 Modalidades que aumentam a força muscular

Muitos exercícios ajudam a aumentar a força muscular, mas entre eles você pode optar por:

  1. Musculação;
  2. Pilates;
  3. Treinamento funcional;
  4. Crossfit;
  5. Yoga;
  6. Lutas;
  7. A Pratique Fitness, melhor academia de Belo Horizonte e região, desenvolveu um aplicativo que você pode instalar no seu celular e praticar diversas modalidades de exercícios, faça já um teste.

    Exercícios físicos e a força muscular são dois fatores que trabalham juntos para manter os músculos do corpo ativos e saudáveis, passe a praticar atividades física e tenha músculos saudáveis e um corpo em forma.


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