Exercícios Físicos E Sua História
flexibilidade

Você já parou para se perguntar quando foram criados os exercícios que realizamos hoje nas academias? Os esportes e demais atividades que visam a movimentação do corpo? Hoje iremos descobrir mais sobre os exercícios físicos e sua história.

Assim como tudo no mundo, os exercícios físicos foram desenvolvidos, passaram por momentos de aperfeiçoamento, tinham diversos objetivos e hoje iremos conhecer melhor as origens da atividade física que está presente em nosso dia a dia.

Confira a seguir mais informações e curiosidades sobre os exercícios físicos.


Exercícios físicos e sua história

Muitas sociedades ao redor do mundo utilizavam exercícios físicos como técnica de sobrevivência. Desde o surgimento do homem, o exercício era utilizado para lutar, correr, fugir, escalar, caçar e enfim, sobreviver. Claro que não era algo “consciente” de estar praticando exercício, já que era uma questão de vida ou morte.

Mas foi dessa maneira que se iniciou a movimentação do corpo e o desenvolvimento muscular para fins de sobrevivência. Conforme o homem foi se desenvolvendo, criando ferramentas, aumentando a complexidade da sociedade, os exercícios passaram a ser mais conscientes.

Na índia, por exemplo, os exercícios físicos eram como uma necessidade para seguir as doutrinas e os códigos civis e religiosos dessa sociedade. Já no Egito, houve o desenvolvimento dos exercícios físicos por meio da “ginástica”. Os egípcios valorizavam a flexibilidade, força, equilíbrio, destreza e utilizavam materiais de apoio como troncos, lançar, pesos e etc.

Em diversas sociedades do Período Antigo, os exercícios físicos começaram a se relacionar com a necessidade de sobrevivência às guerras. O preparo físico sempre esteve presente no âmbito militar e de guerreiros, que deveriam atuar nos campos de batalha e garantir a vitória de seu povo.

A partir desse momento, os exercícios físicos passaram a ser mais estruturados. Se antes o homem das cavernas fazia exercícios sem perceber, por questão de sobrevivência, mais tarde passaram-se a surgir campos de treinamento com o objetivo de fortalecer o corpo.

Altos e baixos

Mas os exercícios físicos e sua história não tiveram um crescimento e popularidade ascendente. Tudo mudou na Idade Média, quando o cristianismo se expandiu e havia a crença de que essa vida era passageira, era apenas uma preparação para a vida divina. Logo, o corpo não deveria ser cultuado a necessidade de movimentar o corpo e exercitar-se passou a ser exclusiva de pessoas que participassem dos serviços militares.

E foi apenas com o surgimento do movimento renascentista, que marca a transição da idade média para a idade moderna, que o exercício físico começou a ser relacionado com as questões biológicas, como a manutenção da saúde, por exemplo. A partir daí, diversos estudiosos e interessados passaram a escrever e estudar sobre os benefícios dos exercícios físicos e essa prática tornou-se cada vez mais incentivada e vista como positiva.

No Brasil…

Desde a invasão portuguesa, em 1500 é possível encontrar registros de atividades físicas praticadas pelos indígenas que aqui residiam. Eles movimentavam o corpo em danças e caças, por exemplo. Durante o período da escravidão, os negros criaram a capoeira, esporte que até hoje possui milhares de praticantes e está presente em diversas academias.

Atualmente os exercícios físicos estão bem estruturados, possuem técnicas e diversos estudos. A necessidade de exercitar-se está muito mais relacionada a uma vida saudável do que um instinto de sobrevivência.

586eff6e-8d72-4e4f-b303-1e3ea7c2b4e2

Traçando a história

Você pode descobrir um pouco mais sobre os exercícios físicos e sua história. É interessante resgatar as origens de uma atividade que praticamos hoje em dia, pois em certo modo, estamos fazendo parte da continuação do começo dessa história.

E para continuar fazendo parte e descobrindo mais exercícios ainda é só baixar o APP da Pratique Fitness. Com professores especializados e aulas bem estruturadas, você pode treinar com ainda mais empenho! Baixe agora e descubra.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here