5 exercícios físicos para a redução das quedas dos idosos

Existem exercícios físicos para a redução de quedas dos idosos que podem ser praticados e ainda vão contribuir para a melhora da saúde de forma geral.

As principais causas de queda na terceira idade estão relacionadas a fatores do envelhecimento, a alteração do equilíbrio, fraqueza na musculatura e até mesmo a dificuldade de visão.

Também existem algumas doenças que afetam o sistema motor: o Parkinson, artrose no joelho, esclerose múltipla, hidrocefalia, algumas sequelas do AVC. Outras causas de quedas em idosos são a catarata e o uso de alguns medicamentos.

Os idosos também, comumente se queixam de dores nos joelhos, com a idade mais avançada há maior desgaste das articulações e é uma das maiores causas das dores em joelhos e essas dores também podem provocar uma queda.

E em muitos desses casos que podem oferecer maior risco de queda, pode ser utilizado exercícios físicos para a redução de quedas dos idosos.

5 Exercícios físicos para a redução das quedas dos idosos

Praticar exercícios regularmente é muito importante para manter e melhorar a funcionalidade do corpo. Quando o idoso pratica atividades há um aumento da autoconfiança que pode aumentar o nível da atividade física, aumentando a força muscular e consequentemente reduzindo as chances de queda.

É importante falar que é sempre bom procurar orientação médica, principalmente nesses casos, o médico vai analisar a capacidade do paciente e pode orientá-lo melhor. Aqui todas as dicas são de exercícios com menor impacto.

1. Alongamentos

Os alongamentos vão ajudar a trabalhar a flexibilidade do corpo, e ainda contribuir para maior amplitude de movimentos, ajudam a diminuir a rigidez das articulações e dos músculos e também previnem o aparecimento de lesões.

2. Hidroginástica

Durante a prática ocorre a exercitação dos músculos dentro da água e isso promove o relaxamento das articulações, ajuda a desenvolver força e resistência e também aliviam dores.

3. Yoga

O yoga é uma combinação de exercícios que envolvem força e equilíbrio, ajuda a melhorar a postura, flexibilidade e estabilidade do corpo, também ajuda a alongar e tonificar os músculos.

4. Musculação

A musculação ajuda a aumentar a resistência dos músculos e a fortalecer, ajuda a aumentar a densidade óssea, os ossos ficam mais fortes e as chances de fraturas são menores, é um dos melhores exercícios físicos para a redução de quedas dos idosos.

Mas antes do idoso praticar a musculação é bom passar em um médico antes, já que é uma atividade que exige maior condicionamento físico, principalmente para avaliar a capacidade do coração e também do pulmão.

É importante também procurar orientação com os instrutores da academia para fazer os exercícios corretamente.

5. Pilates

O pilates é uma atividade de vai contribuir para o aumento da flexibilidade e vai favorecer a coordenação dos movimentos, também contribui para melhorar a postura.

A redução de quedas e a alimentação

Com o passar da idade o corpo naturalmente deixa de produzir algumas substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo, por isso, conforme a idade avança devemos procurar obter essas substâncias com a alimentação.

Como nem sempre conseguimos obter esses elementos em quantidade e qualidade necessárias, existem os suplementos alimentares. Por isso que vemos muitos médicos receitando complexos vitamínicos e com minerais como o cálcio, principalmente para pessoas com idade mais avançada.

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Os exercícios físicos para a redução de quedas dos idosos são fáceis de fazer e necessários para melhorar a qualidade de vida das pessoas com idade mais avançada.


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