Nesse post vamos falar o que é osteoartrose e quais os melhores exercícios físicos para osteoartrose.

Sabermos que os exercícios físicos promovem benefícios para a nossa saúde, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol, e muitas outras.

E hoje vamos entender como os exercícios físicos para a osteoartrose podem contribuir para a melhora da doença.

O que é osteoartrose? Quais os melhores exercícios físicos para osteoartrose?

A osteoartrose é definida como uma doença crônica e degenerativa das articulações, é a causa mais comum de incapacidade, e é uma doença que causa muita dor nas juntas do corpo.

Osteoartrose, Osteoartrite e Artrose são termos que definem a mesma doença, segundo pesquisas, chega a ser desenvolvida em 30% da população de pessoas acima os 50 anos de idade. Essa doença deve ser tratada o quanto antes, para que a mesma não leve a pessoa a incapacidade.

É uma doença que faz parte do envelhecimento, levando a um desgaste da cartilagem que envolve as articulações, as juntas.

A artrose é pode ser desenvolvida por quem tem artrite, a artrite é a inflamação das articulações que podem causar dor, calor e vermelhidão. A artrite quando não é tratada pode evoluir para uma artrose.

As duas doenças podem ser prevenidas e as dores podem ser aliviadas com exercícios físicos para a osteoartrose.

Os 5 melhores exercícios físicos para osteoartrose

Caso você tenha a doença você pode praticar os seguintes exercícios físicos para a osteoartrose e aliviar suas dores, esses exercícios tem a mesma função para prevenção.

1. Caminhada

A caminhada é um dos melhores exercícios físicos para a osteoartrose¸ ela ajuda no alívio das dores no joelho e quadril por ser as regiões que mais se movimentam durante a atividade e também ajudam a aumentar a mobilidade, principalmente quando o caso é em idosos.

2. Bicicleta

Andar de bicicleta também é uma atividade que vai aumentar a movimentação do quadril e joelho e também vai promover p alívio das dores no local, além disso eleva o condicionamento cardiovascular, melhorando a circulação sanguínea;

3. Natação

Natação é uma excelente opção, é uma modalidade que não oferece impacto, é uma atividade que promove a movimentação do corpo todo, melhora as funções cardiorrespiratórias e é muito apropriado para quem tem artrite ou artrose.

4. Hidroginástica

Com benefícios semelhantes à modalidade de natação, a hidroginástica é feita com exercícios dentro da água que promovem a movimentação de todo o corpo, principalmente a região dos joelhos que geralmente são as mais afetadas pela osteoartrose.

A hidroginástica é a forma de exercícios físicos para a osteoartrose ideal, pois na hidroginástica tem algumas condições especiais que vão contribuir tanto para a prevenção como para o tratamento.

Devido as características físicas que a água tem, como tensão superficial, pressão hidrostática e temperatura, a atividade contribui como efeito terapêutico.

Ajuda a melhorar o arco de movimento, fortalece os músculos e melhora da flexibilidade.

5. Dança

A dança também está na lista de exercícios para melhorar a artrose, você movimenta o seu corpo com os passos da dança, movimentando as articulações e ficando mais flexível com isso.

A observação mais importante em relação a pratica de exercícios físicos para quem tem artrose é que eles devem ser de baixo impacto aeróbico, caso contrario não é indicado.

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Siga as nossas dicas de exercícios físicos para osteoartrite e consiga aliviar suas dores, e para você que não tem a doença, pode fazer como forma de prevenção.


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