exercícios para gestantes

Os exercícios para gestantes   são muito importantes para prevenir as dores nas costas durante a gravidez. Além disso, ajudam na recuperação do pós-parto. Mas não se preocupe, as atividades físicas podem ser feitas em casa. 

Os exercícios são fáceis de se realizar, precisando apenas de uma cadeira e de uma banda elástica com uma resistência moderada, que é encontrada em lojas esportivas. 

A prática de exercícios na gravidez deve ser recomendadas pelos médicos obstetras. Já que, em alguns casos, são desaconselhados, como o caso da gestante que teve descolamento de placenta e gravidez de alto risco. 

Exercícios para gestantes 

Existem diversos exercícios a serem praticados na gestação, e os melhores são os alongamentos e as caminhadas, que auxiliam na diminuição do estresse, combatendo a ansiedade e elevando a autoestima. 

Os exercícios físicos podem ter início a qualquer fase da gestação, portanto, podendo ser feitos até o final da gravidez, facilitando o parto normal e o retorno do peso no pós-parto. 

Alongamento exercícios para gestantes

O alongamento pode ser feito na cadeira, ela é para os músculos posteriores da perna. 

Sentada com a banda elástica embaixo de uns dos pés e o outro pé posicionado ao solo. 

Desse modo, tracione e incline o tronco, até a um ponto de desconforto leve, segure por cerca de 10 segundos e de modo lento retorne ao início. Repita de 5 a 10 vezes. 

exercícios para gestantes

Alongamento peitoral e braços

O alongamento dos músculos do tronco é feito da seguinte maneira: sentada em uma cadeira com os pés apoiados ao solo. Portanto, segure em suas mãos a banda elástica e faça a tração. Segure por 10 minutos, repetindo de 5 a 10 vezes. 

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Fortalecimento da musculatura das costas

O fortalecimento das costas é feito ao se sentar na cadeira segurando a banda elástica com as duas mãos, que ao puxá-la a tensão das costas fique de modo leve.  Sendo realizada com repetições de 5 a 10, puxando a banda e soltando-a sem que ela fique frouxa. 

Então, para que os exercícios sejam feitos com muita segurança é de extrema importância ter o acompanhamento de um profissional especialista na área, e sempre com recomendações médicas. 

Caso a grávida sinta alguns sintomas desagradáveis no abdômen, corrimento ou até perda de sangue pela vagina, enquanto estiver realizando algum exercícios ou até após algumas horas deverá buscar ajuda médica. 

Caminhada de leve realizada dentro de casa

As gestantes, que antes eram sedentárias, podem começar a praticar exercícios ao caminhar dentro de casa e no quintal. 

Elas devem utilizar tênis, roupas mais leves e elásticas para prevenir que tenha lesões e se hidratar bastante com água. 

Os exercícios para gestantes realizados no quintal de casa devem ser em horários que o sol esteja fraco, podendo ser realizados de 3 a 5 vezes por semanas. 

Corrida leve

A corrida leve é um exercício para gestantes e para aquelas que já praticavam antes de engravidar. 

Portanto, ela pode ser feita 3 vezes por semana, durante os 9 meses de gestação, por cerca de 30 minutos ao dia. Mas sempre respeitando o ritmo do próprio corpo e com a intensidade baixa. 

Os exercícios físicos auxiliam a manter o peso correto durante a gravidez. Portanto, pratique exercícios com moderação. 

 


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