Dores nas costas, torcicolo ou um jeito ruim no corpo. Você sabia que todos estes podem ser problemas que acontecem em decorrência de uma má postura? Felizmente, existe uma solução para esse problema de maneira simples e sem medicamentos, são os chamados exercícios para melhorar a postura corporal.

Ideais para serem praticados ao ar livre ou em casa, são exercícios fáceis de se fazer. Assim, basta você arranjar um tempinho e começar hoje mesmo a fazer.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe esse post até o final.

Veja uma lista completa de exercícios para melhorar a postura corporal

1 – Alongamento

exercícios para melhorar a postura corporal

Se as pessoas soubessem a importância de um alongamento, com certeza, fariam mais exercícios assim. Mas para facilitar ainda mais para você, fizemos uma lista com as principais dicas de alongamento. Veja:

  • Em pé, una os dedos das mãos e eleve-os juntos, acima da cabeça, permaneça assim por 20 segundos, pelo menos;
  • Em seguida, mova os braços e, com a coluna ereta, tente encostar o os dedos das mãos na ponta dos pés, permanecendo nessa posição por 20 segundos;
  • Por fim, deite-se de barriga para o chão, estique os braços para frente com as palmas das mãos voltadas para o chão e erga o seu tronco, cuidando para que permaneça por mais 20 segundos.

2 – Agachamento

Existem diversas formas de agachamento e, apesar do foco principal do exercício estar nos glúteos, é possível utilizá-lo a favor da postura. Para isso, estique os braços à frente do peito, cuidando para que os ombros estejam eretos. Em seguida, faça o movimento do agachamento, cuidando para que sua postura fique ereta. Faça o exercício em 3 séries de 10-12 repetições.

3 – Ponte

Desse exercício muitas pessoas vão se lembrar da infância, principalmente aquelas que eram mais ativas. A ponte é um excelente exercício que fortalecem as costas e os glúteos, mas é preciso muito cuidado ao realizá-la, sendo recomendados os alongamentos antes do exercício.

Para fazer o exercício é simples: basta se deitar no chão de barriga para cima, levantar os joelhos, fazendo força para erguer a pélvis e, em seguida, dobrar os braços para trás com a palma das mãos no chão e erguer a parte superior do tronco, de modo que o corpo pareça uma ponte mesmo. Tente permanecer nessa posição o máximo que puder e assim irá sentir os seus músculos dos glúteos e costas trabalhando de uma vez só.

4 – Prancha

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Por fim, você pode realizar a prancha, que também é um dos exercícios para melhorar a postura corporal.

Para realizá-la, você deve se deitar de barriga para baixo, erguendo o seu corpo com o apoio dos antebraços, que deverão estar em contato com o chão e com a ponta dos pés. Tente permanecer nessa posição o máximo que puder e sentirá os músculos do abdômen e do peito trabalhando.

Gostou das dicas!

Para ter acesso a todos os exercícios para melhorar a sua postura, faça parte do programa Pratique em Casa.


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