ginastica para corrigir postura

A ginástica abdominal hipopressiva é uma atividade derivada do yoga onde os exercícios praticados vão auxiliar na mobilização visceral, fortalecendo o assoalho pélvico, melhorando a postura e muitos outros benefícios.

É um método que foi criado na década de 70, mas atualmente tem sido muito empregado em academias de ginástica utilizando de exercícios rítmicos e posturais.

O que é ginástica abdominal hipopressiva

A ginastica hipopressiva é um exercício realizado com o controle da respiração, onde a pessoa faz uma expiração máxima colocando o abdômen para dentro, segurando a respiração e fazendo uma contração máxima do abdômen.

Como fazer ginástica abdominal hipopressiva?

Para fazer os exercícios da ginástica abdominal hipopressiva você deve iniciar lentamente e ter concentração, pois são exercícios que exigem maior controle da respiração.

O mais indicado é que a pessoa comece treinando deitada e depois ir mudando as posturas gradativamente. Esse tipo de exercício não é recomendado ser feito após as refeições, já que os exercícios vão trabalhar a parte abdominal, pode causar mal estar.

Para fazer os exercícios siga esses dois passos:

  1. Os exercícios consistem em inspirar o ar e depois expirar expulsando todo o ar dos pulmões. Você vai perceber que o seu abdômen vai contrair sozinho como
    se estivesse encolhendo a barriga, como se fosse encostar o umbigo nas costas.
  2. Mantenha essa contração por 10 segundos inicialmente, quando seu corpo for acostumando você pode ir aumentando esse intervalo com o tempo e com a prática, permanecendo por um tempo maior sem respirar. Passado o intervalo, volte a respirar normalmente.

Você pode começar fazendo 20 minutos de exercícios com contração abdominal por 3 vezes na semana.

O segredo está em concentra-se na contração do abdômen, com isso você conseguirá fazer os movimentos de maneira correta.

Depois de dois meses de pratica você pode aumentar a frequência dos exercícios, por 5 vezes na semana e também pode aumentar o tempo dos exercícios para mais de 20 minutos. Você deve evoluir de acordo com a sua capacidade, sem forçar muito o corpo.

Posição deitado: deitado com a barriga virada para cima, dobre as pernas e estique os braços ao longo do corpo. Siga os dois passos para fazer os exercícios.

Conforme sua capacidade for evoluindo você pode variar as posições, fazendo os exercícios em pé, sentado com as pernas esticadas, e também utilizar algumas posições do yoga para fazer os exercícios. Também é recomendado a contração dos músculos pélvicos ao realizar os exercícios abdominais.

5 benefícios da ginástica hipopressiva

Entre os diversos benefícios da ginástica hipopressiva, separamos esses 5 benefícios para motivar você a iniciar na prática:

  1. Em 6 semanas é possível ver uma diminuição de 2 à 10 cm da cintura, devido a mudança de pressão interna na região abdominal;
  2. Fortalece os músculos das costas e ajuda na descompressão das vértebras com isso alivia as dores na coluna e previne a formação de hérnias;
  3. Diminui os sintomas de incontinência urinária, a perda de fezes e urina de forma involuntária, pois há um reposicionamento da bexiga e o fortalecimento do assoalho pélvico;
  4. Previne o prolapso uterino e melhora o funcionamento do intestino;
  5. Ajuda a alinhar a coluna e combate os desvios como a hiperlordose, a hipercifose e a escoliose;

Para quem é indicado esses exercícios?

A ginástica abdominal hipopressiva é indicada principalmente para pessoas que sofrem de dores na coluna e para mulheres no pós-parto, pois os músculos oblíquos e o reto do abdômen são fortalecidos.

Esses exercícios não são indicados para mulheres em período de gestação e nem para pessoas que tem sintomas de pressão arterial elevada.

Conheça a melhor e maior academia de Belo Horizonte e região, a Pratique Fitness, lá você vai encontrar profissionais habilitados a ajudar você a melhorar ou manter o condicionamento físico.

Mas em geral, a ginástica abdominal hipopressiva, pode ser feita por qualquer pessoa que queira aproveitar os benefícios da técnica.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here