Ginastica beneficia na elasticidade do corpo

A ginástica beneficia na elasticidade do corpo, ajuda a fortalecer os músculos, os ossos, as articulações e promove muitos outros benefícios para a saúde.

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter a boa saúde, com o passar dos anos o corpo já não é mais o mesmo e para evitar problemas o quanto antes iniciar o hábito de praticar atividades físicas melhor.

A palavra ginástica vem do termo grego Gymnastiké que significa fortificar o corpo, dar-lhe agilidade e elasticidade. Atualmente é programa de exercícios específicos que visa fortificar e dar maior elasticidade ao corpo através de uma sequencia de movimentos rítmicos.

Existem diversos tipos de ginasticas para praticar, geralmente as pessoas escolhem uma modalidade de acordo com o objetivo que quer alcançar: perda de peso, tonificação da musculatura, melhorar o condicionamento físico, manter a saúde ou simplesmente por diversão.

Existem tipos de ginásticas para indivíduos desde 2 anos de idade, todas as pessoas que tem boa saúde podem praticar e desfrutar dos benefícios.

Ginástica beneficia na elasticidade do corpo e promove muito outros benefícios

A ginástica é natural do ser humano, podemos observar isso com os bebês e crianças, o quanto eles são elásticos e vivem fazendo aberturas, colocando os dedos dos pés na boca, etc, acontece que com o tempo vamos perdendo essa elasticidade por não nos movimentarmos como quando crianças.

Essa modalidade, quando praticada regularmente vai devolvendo a elasticidade natural do corpo gradativamente.

E quando o individuo pratica ginástica desde criança o corpo quase não perde a elasticidade, podemos observar as bailarinas, que mantém seu corpo elástico na fase adulta, por isso percebemos que ginástica beneficia na elasticidade do corpo.

A ginástica beneficia na elasticidade do corpo e também em muitos outros elementos:

  • Promove bem estar físico e emocional;
  • Quando praticada em academias ajudam nas relações sociais e a fazer novas amizades;
  • Trabalha o sistema cognitivo de raciocínio, concentração e percepção;
  • Melhora a postura e equilíbrio;
  • Fortalece a musculatura e define os músculos;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Aumenta a força e a resistência do corpo;
  • Faz com que o corpo libere hormônios da felicidade;
  • Melhora a disposição para realizar as tarefas diárias;

Tipos de ginástica

As ginásticas podem ser divididas em dois grupos: as competitivas e as não competitivas. As competitivas envolvem competições, como o das olímpiadas, as não competitivas são as modalidades geralmente praticadas em academias, ao ar livre ou em casa.

3 tipos de ginásticas competitivas:

  1. Ginástica rítmica: movimentos com saltos e giros misturados com movimentos rítmicos da dança.
  2. Ginástica artística: apresenta movimentos acrobáticos com barras fixas, argolas, cavalo com alças e salto sobre mesa.
  3. Ginástica de trampolim: realiza-se saltos acrobáticos em uma cama elástica com exercícios realizados no ar.

3 tipos de ginásticas não competitivas:

  1. Ginástica localizada: exercícios focados para a definição e tonificação muscular, trata-se da repetição de uma série de exercícios que vão trabalhar os músculos do quadril, abdômen e coxa, por exemplo.
  2. Hidroginástica: uma ginástica realizada dentro da água, também promove a movimentação do corpo todo, é muito bom para melhorar as capacidades cardiorrespiratórias.
  3. Ginástica laboral: ginástica feita em ambiente de trabalho com exercícios para prevenir doenças de esforços repetitivos e melhorar a postura, ergonomia do trabalhador.

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Como vimos ginástica beneficia na elasticidade do corpo, na musculatura, nas articulações, no equilíbrio também promove benefícios psicológicos proporcionando relaxamento mental, ajuda a emagrecer e define a musculatura do corpo, ou seja, há muitos motivos para você querer praticar.


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