Ginastica corretiva

As pessoas sempre buscam por maior qualidade de vida, conforto e bem estar. Praticar exercícios físicos está diretamente relacionado com esses fatores, pois eles influenciam positivamente na saúde, dessa forma cuidar da postura e da ergonomia é fundamental, por isso existe a modalidade da ginástica corretiva.

No post de hoje vamos falar mais sobre esse tema, como prevenir algumas doenças e aliviar dores, normalizando o tônus muscular do corpo com movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora.

O que é ginástica corretiva?

Ginástica corretiva é um tipo de exercício destinado a corrigir a postura de pessoas que por algum motivo, seja pelo trabalho do dia a dia ou até mesmo por mau costume que levam a pessoa a ficar com uma postura incorreta.

As aulas de ginástica corretiva geralmente são individuais e personalizadas, que visam a correção da coluna vertebral e o tratamento de anomalias musculares e deformações congênitas. Com esse tipo de ginástica é possível amenizar a escoliose e a hiperlordose.

Os exercícios posturais são feitos com contrações isométricas e as vezes utilizam-se objetos como bola e bastão para desenvolver maior amplitude de movimentos, ganho de forma muscular e melhorar a postura.

Em geral ela é indicada depois de uma avaliação médica, é definido um programa de movimentos básicos que trabalham o relaxamento de estruturas contraturadas e o fortalecimento dos músculos que estão enfraquecidos.

Qual o objetivo da ginástica corretiva?

O objetivo da ginástica corretiva é recuperar o equilíbrio muscular e aliviar as dores. Outro objetivo é auxiliar o aluno que pratica a ter maior consciência sobre seu corpo. É muito indicada para pessoas sofrem com dores decorrentes do sedentarismo, que não costumam fazer atividades físicas.

Os exercícios desenvolvidos têm como objetivo alongar os músculos que são responsáveis por alterações da postura e do desconforto causado por estes desvios posturais.

Em resumo o objetivo desse tipo de ginástica é alongar a musculatura, tonificar e fortalecer os músculos e reeducar e corrigir a postura.

Quais os benefícios da ginástica corretiva?

Fazer um programa certo de ginástica corretiva pode trazer alguns benefícios para a saúde como:

  • Reeducação postural

Alguns desvios posturais são decorrentes de ergonomia incorreta em ambiente de trabalho. A ginástica corretiva, por meio de alguns movimentos orientados é capaz de modificar a postura gradualmente, diminuindo os impactos de uma má postura.

  • Alongamento de grupos musculares

Quando a pessoa apresenta músculos atrofiados, seja por passar muito tempo sentado ou que usam muito computador acaba tendo a contração de alguns músculos.

Com a ginástica corretiva esses músculos são alongados e isso garante maior conforto e ajuda as estruturas musculares funcionarem corretamente.

  • Ajuda a tonificar a musculatura

Além do alongamento, com os exercícios os músculos criam maior resistência, fortalecendo as fibras musculares. Com o fortalecimento das musculatura fica mais fácil realizar as atividades diárias e até mesmo no trabalho, já que alguns trabalhos, principalmente para homens, exige alguma força física.

O fortalecimento muscular também ajuda a prevenir lesões, e a aliviar dores e incômodos na coluna.

  • Relaxamento do corpo

Com esforços repetitivos, alguns grupos musculares ficam tensos e algumas vezes até rígidos e causam dores. Esse tipo de ginastica há um relaxamento dos músculos, e contribui para uma sensação de conforto e descanso.

  • Aumento da percepção corporal

Ajuda o indivíduo a ter noção da sua amplitude de movimentos, de quais são as melhores posturas, quais os grupos musculares mais exigidos na realização de tarefas diárias. Isso ajuda a ter maior cuidado com a própria saúde, é uma parte de autoconhecimento do corpo.

Conheça a Pratique Fitness a melhor e maior academia de Belo Horizonte e região, lá você vai encontrar profissionais habilitados que vão ajudar você a melhorar ou manter o condicionamento físico.

Fazer ginástica corretiva mais ajudar você a manter a qualidade de vida e ter maior bem estar físico.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here