Ginastica e o bem estar

A ginástica e o bem estar são dois fatores que estão diretamente relacionados quando o assunto é a prática de exercícios físicos, nesse post vamos explicar porque.

Antes de relacionar esses fatores é importante conceituar as palavras:

Ginástica é uma palavra que surgiu do termo grego Gymnastiké que significa fortificar o corpo, dar-lhe elasticidade e agilidade. Atualmente é programa de exercícios específicos que visa fortificar e dar maior elasticidade ao corpo através de uma sequencia de movimentos rítmicos.

Bem estar é considerado como um estado de satisfação plena, tanto com o corpo como com o espírito, conferindo sensação de tranquilidade, segurança e conforto.

Quando crianças temos muita energia no corpo e vivemos correndo para lá e para cá, conforme o tempo vai passando essa energia vai diminuindo e vamos exercitando menos o corpo.

Ao exercitar menos o corpo diminui a qualidade de vida e o bem estar físico e mental, muitas pessoas acabam ficando sedentárias.

E para melhorar essa condição, atualmente existem diversas modalidades de exercícios que podem ser praticados, uma delas é a ginástica.

Então como relacionar qualidade de vida com ginástica e o bem estar?

Qualidade de vida, ginástica e o bem estar

Existem vários tipos de ginasticas e as modalidades geralmente são escolhidas de acordo com o objetivo que quer alcançar: perda de peso, tonificação da musculatura, melhorar o condicionamento físico, manter a saúde ou simplesmente por diversão.

A qualidade de vida é usada para medir o grau de condições de vida, envolve o bem estar mental, emocional, relacionamentos sociais e também a educação e saúde.

O indivíduo que pratica regularmente qualquer das modalidades de ginásticas vai alcançar uma série de benefícios que vão contribuir para o bem estar físico e mental, que vão ajudar a aumentar a qualidade de vida.

Os principais benefícios são:

  • Trabalha todo o sistema motor melhorando a saúde das articulações;
  • Trabalha o sistema cognitivo de raciocínio, concentração e percepção;
  • Ajuda a melhorar a postura e equilíbrio do corpo;
  • Fortifica a musculatura e tonifica os músculos;
  • Ajuda a queimar calorias;
  • Aumenta a força e a resistência do corpo;
  • Faz com que o corpo libere hormônios da felicidade que provocam sensação de bem estar;
  • Melhora a disposição para realizar as tarefas do dia a dia;
  • Quando praticada em academias ajudam estabelecer relações sociais e a fazer amizades;
  • É uma forma divertida de praticar exercícios que ajudam a distrair dos problemas da rotina;

Como podemos perceber nessa lista de benefícios, todos esses elementos vão contribuir para melhora da saúde no geral, para o psicológico aumentando consequentemente o grau de condições de vida.

Com a prática regular de ginástica a pessoa vai ter mais bem estar e também um aumento significativo da sua qualidade de vida, dessa forma percebemos que ginástica e bem estar tanto o físico como o emocional estão diretamente ligados.

Quem pode fazer ginástica?

Existem tipos de ginásticas para indivíduos desde 2 anos de idade, mas geralmente todas as pessoas que tem boa saúde e desejam alcançar os benefícios podem pratica ginástica regularmente.

É indicado que a ginástica seja sempre acompanhada de exercícios de aquecimento e alongamento para não causar dores ou lesões musculares.

Para você praticar ginástica, escolha por uma academia conhecida e de referência, que tenha estrutura e professores para ensinar corretamente os exercícios.

A Pratique Fitness a melhor e maior academia de Belo Horizonte e região, é uma academia com excelente estrutura e profissionais altamente qualificados para dar o suporte para o aluno no desenvolvimento das atividades, além de diversas modalidades de ginásticas você encontra também musculação, danças e muito mais.

Pratique regularmente os exercícios de ginástica e o bem estar vai vim de brinde para a sua vida, procure sair do sedentarismo, faça parte do time fitness com corpo bonito e saúde garantida.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here