A ginástica hipopressiva é muito indicada para quem tem problemas de respiração, ela provoca movimentos no abdômen que trabalham toda a musculatura da região, por isso também é indicada para quem quer tonificar os músculos da barriga.
Respirar é um processo tão natural e que fazemos sem perceber, simplesmente respiramos. Se você quiser entender o processo de respirar é só observar os bebês, eles respiram corretamente, o que acontece é que quando vamos ficando mais velhos deixamos de respirar da forma correta.
O fato de respirar errado pode prejudicar o bom funcionamento do organismo e levar a problemas de respiração.
A ginástica hipopressiva é uma técnica desenvolvida com algumas influências do yoga, que tem como base não só as posições e exercícios, mas também a forma de respiração.
A técnica utilizada na ginástica hipopressiva consiste na pessoa expulsar todo o ar dos pulmões contraindo o abdômen de forma que o umbigo suba para dentro da barriga, com isso ela segura a respiração por um tempo e volta a respirar novamente.
Faz-se uma sequência de posturas com esse trabalho respiratório que provoca uma diminuição da pressão intratorácica e intra-abdominal.
Esses movimentos feitos com certa regularidade vai tonificar a musculatura do abdômen e ainda vai trazer diversos benefícios a sua saúde.
Benefícios da ginástica hipopressiva
Existem muitos benefícios para a saúde que você pode alcançar com a prática regular da ginástica hipopressiva dentre eles podemos citar.
- Combate a incontinência urinária e fecal;
- Fortalece o abdômen;
- Ajuda quem tem hérnia de disco;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Ajuda quem tem problemas de respiração;
- Melhora a postura do corpo;
- Previne a flacidez dos órgãos;
- Melhora a função sexual;
- Reduz a cintura;
- Melhora o equilíbrio;
- Promove relaxamento físico e mental;
- Melhora o funcionamento intestinal;
- Cura o prolapso genital;
Esses benefícios acontecem devido a diferença de pressão no abdômen durante os exercícios. Ao diminuir a pressão do abdômen ajuda a corrigir a postura, e, além disso, ativa a faixa abdominal e o assoalho pélvico e promove maior capacidade respiratória ao otimizar a absorção de oxigênio.
Mas a ginástica hipopressiva também pode ajudar pessoas que sofrem com dores nas costas e por isso não conseguem fazer as abdominais tradicionais.
Essa atividade é muito indicada para mulheres no pós parto que procuram melhorar a estética do abdômen.
Algumas pessoas conseguiram a redução de até 10 cm da cintura com a prática dos exercícios fazendo as posturas corretas.
Quem pode fazer ginástica hipopressiva?
A ginástica hipopressiva pode ser realizada por qualquer pessoa, porém ela não deve ser praticada durante a gestação e por pessoas com hipertensão.
Esses exercícios poupam a coluna e por isso podem ser realizados até mesmo por quem já apresenta hérnia de disco e contribui para o tratamento, também melhora dores na coluna.
Mas o melhor é sempre buscar por orientação de um especialista para praticar os exercícios de forma correta e as posturas para cada caso, e assim conseguir alcançar os resultados desejados.
Como fazer os exercícios
Se você quiser tentar os exercícios em casa o ideal é começar deitada ou sentada com as pernas cruzadas e depois ir melhorando as posições.
Comece respirando normalmente e depois exale todo o ar dos pulmões, o abdômen vai contrair encolhendo a barriga para dentro, segure a respiração por 10 segundos (esse tempo vai aumentar com a prática), e respire novamente.
O tempo de resposta da prática de ginástica hipopressiva
Os resultados da prática da ginástica hipopressiva podem ser percebidos em três semanas. Mas com a prática regular você pode conseguir uma resposta melhor tanto na estética quanto nas questões de saúde.
Conheça a Pratique Fitness e melhore seu corpo, resistência e flexibilidade, a maior academia de Belo Horizonte e região.
A ginástica hipopressiva gera diversos benefícios para a saúde e ajuda a melhorar a respiração, é uma técnica fácil e simples de fazer.