Ginástica hipopressiva para quem tem problemas de respiração

A ginástica hipopressiva é muito indicada para quem tem problemas de respiração, ela provoca movimentos no abdômen que trabalham toda a musculatura da região, por isso também é indicada para quem quer tonificar os músculos da barriga.

Respirar é um processo tão natural e que fazemos sem perceber, simplesmente respiramos. Se você quiser entender o processo de respirar é só observar os bebês, eles respiram corretamente, o que acontece é que quando vamos ficando mais velhos deixamos de respirar da forma correta.

O fato de respirar errado pode prejudicar o bom funcionamento do organismo e levar a problemas de respiração.

Ginástica hipopressiva para quem tem problemas de respiração

A ginástica hipopressiva é uma técnica desenvolvida com algumas influências do yoga, que tem como base não só as posições e exercícios, mas também a forma de respiração.

A técnica utilizada na ginástica hipopressiva consiste na pessoa expulsar todo o ar dos pulmões contraindo o abdômen de forma que o umbigo suba para dentro da barriga, com isso ela segura a respiração por um tempo e volta a respirar novamente.

Faz-se uma sequência de posturas com esse trabalho respiratório que provoca uma diminuição da pressão intratorácica e intra-abdominal.

Esses movimentos feitos com certa regularidade vai tonificar a musculatura do abdômen e ainda vai trazer diversos benefícios a sua saúde.

Benefícios da ginástica hipopressiva

Existem muitos benefícios para a saúde que você pode alcançar com a prática regular da ginástica hipopressiva dentre eles podemos citar.

  • Combate a incontinência urinária e fecal;
  • Fortalece o abdômen;
  • Ajuda quem tem hérnia de disco;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Ajuda quem tem problemas de respiração;
  • Melhora a postura do corpo;
  • Previne a flacidez dos órgãos;
  • Melhora a função sexual;
  • Reduz a cintura;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Promove relaxamento físico e mental;
  • Melhora o funcionamento intestinal;
  • Cura o prolapso genital;

Esses benefícios acontecem devido a diferença de pressão no abdômen durante os exercícios. Ao diminuir a pressão do abdômen ajuda a corrigir a postura, e, além disso, ativa a faixa abdominal e o assoalho pélvico e promove maior capacidade respiratória ao otimizar a absorção de oxigênio.

Mas a ginástica hipopressiva também pode ajudar pessoas que sofrem com dores nas costas e por isso não conseguem fazer as abdominais tradicionais.

Essa atividade é muito indicada para mulheres no pós parto que procuram melhorar a estética do abdômen.

Algumas pessoas conseguiram a redução de até 10 cm da cintura com a prática dos exercícios fazendo as posturas corretas.

Quem pode fazer ginástica hipopressiva?

A ginástica hipopressiva pode ser realizada por qualquer pessoa, porém ela não deve ser praticada durante a gestação e por pessoas com hipertensão.

Esses exercícios poupam a coluna e por isso podem ser realizados até mesmo por quem já apresenta hérnia de disco e contribui para o tratamento, também melhora dores na coluna.

Mas o melhor é sempre buscar por orientação de um especialista para praticar os exercícios de forma correta e as posturas para cada caso, e assim conseguir alcançar os resultados desejados.

Como fazer os exercícios

Se você quiser tentar os exercícios em casa o ideal é começar deitada ou sentada com as pernas cruzadas e depois ir melhorando as posições.

Comece respirando normalmente e depois exale todo o ar dos pulmões, o abdômen vai contrair encolhendo a barriga para dentro, segure a respiração por 10 segundos (esse tempo vai aumentar com a prática), e respire novamente.

Ginástica hipopressiva para quem tem problemas de respiração

O tempo de resposta da prática de ginástica hipopressiva

Os resultados da prática da ginástica hipopressiva podem ser percebidos em três semanas. Mas com a prática regular você pode conseguir uma resposta melhor tanto na estética quanto nas questões de saúde.

Conheça a Pratique Fitness e melhore seu corpo, resistência e flexibilidade, a maior academia de Belo Horizonte e região.

A ginástica hipopressiva gera diversos benefícios para a saúde e ajuda a melhorar a respiração, é uma técnica fácil e simples de fazer.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here