Ginastica infantil

No post de hoje vamos falar sobre ginástica infantil, o que é, quais as principais modalidades e quais os benefícios para a criança que pratica.

A ginástica infantil é uma proposta para o desenvolvimento integral das crianças a partir dos 2 anos de idade, quando a criança faz o primeiro contato com a atividade física.

É muito importante iniciar as crianças desde mais novas a praticar atividades físicas, o quanto antes estimuladas mais habituadas com os exercícios elas ficarão, isso ajudará a evitar muitos problemas no futuro, principalmente os relacionados a saúde, também vai ajudar a prevenir o sedentarismo quando adultos.

As crianças, durante a fase da infância, precisam experimentar alguns movimentos diversificados de locomoção como correr, pular e rolar, de estabilização como o equilíbrio estático e dinâmico e de manipulação como arremessar e chutar, tudo isso através de uma abordagem lúdica.

Os exercícios de ginástica vão preparar a criança para a prática de esportes e para as fases de desenvolvimento do corpo. As aulas de ginástica para criança geralmente tem a duração entre 45 a 50 minutos.

Quais os tipos de ginástica infantil?

As modalidades de ginástica infantil mais praticadas são:

  • Ginástica artística

É uma modalidade que através de um conjunto de exercícios e movimentos corporais, realizados no chão ou com auxilio de aparelhos, desenvolvem habilidades como coragem, domínio do corpo, agilidade de movimentos com objetivos educativos, terapêuticos, competitivos e etc.

A criança pode iniciar aos 2 anos de idade com uma proposta mais lúdica, as aulas de ginástica artística nessa fase devem durar no máximo 30 minutos. Os exercícios incluem saltos, corridas, rolamentos, escadas tudo como se fosse uma brincadeira.

Conforme a criança vai crescendo vai evoluindo também a intensidade e o grau de dificuldade dos exercícios.

  • Ginástica aeróbica esportiva

É uma modalidade que também pode ser praticada por adultos, a ginástica aeróbica esportiva conhecida como GAE, é uma excelente atividade para crianças acima de 6 anos.

A prática baseia-se em exercícios básicos como: marcha, jogging (corrida), polichinelo, chutinho, chute alto, lunge (afundo) e elevações de joelho.

As atividades trabalham com os seguintes elementos de dificuldade: força dinâmica (círculos de pernas e flexões de braços), força estática (pranchas e esquadros), saltos (afastado, tesoura, cortado) e flexibilidade e equilíbrio (giros e pegadas).

  • Ginástica rítmica infantil

É uma modalidade eu estimula a capacidade motora, ajuda corrigir a postura da criança e a desenvolver outras habilidades corporais como o equilíbrio e a flexibilidade.

São atividades que possuem algumas características do balé e da dança, podem ser utilizados alguns aparelhos, cordas, fitas, bolas e arcos.

4 benefícios da ginástica infantil

Alguns benefícios que as crianças adquirem em praticar ginástica infantil são:

1. Coordenação motora

Ao trabalhar toda a coordenação motora, os exercícios vão permitir o domínio do corpo no espaço, controlar a intensidade dos movimentos, e estimular o desenvolvimento neuropsicomotor infantil.

2. Equilíbrio e flexibilidade

Duas funções muito importante para o desenvolvimento da criança, com os exercícios é possível aprimorar habilidades através de técnicas de alongamento ou exercícios que usam o peso do próprio corpo, ajudando a criança a ter maior força muscular e manter uma postura correta.

3. Concentração

As atividades de ginástica infantil vão exigir da criança foco e concentração, ou seja, estimula o trabalho das funções cognitivas como o raciocínio, a percepção, e a memória.

4. Socialização

As atividades de ginástica para criança vão trazer prazer e bem estar, por envolver outras crianças nas aulas estimula a trabalhar em coletividade com a empatia, a comunicação, a autoconfiança e a socialização.

A Pratique Fitness é a melhor e maior academia de Belo Horizonte e região, é uma academia que oferece diversas modalidades que vão ajudar você a melhorar ou manter o condicionamento físico.

Ginástica infantil ajuda em várias fases do desenvolvimento da criança, através de exercícios lúdicos as crianças desenvolvem habilidades que são essenciais para uma boa qualidade de vida.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here