Desde o início da utilização dos exercícios físicos como ferramenta para melhorar a saúde, os movimentos da ginástica são utilizados, trazendo diversos benefícios para a vida de quem a pratica. Atualmente, a ginástica para a postura é uma das formas de unir um exercício tradicional para tratar problemas de saúde da atualidade.

A ginástica une movimentos de flexibilidade, força, acrobacias, equilíbrio e destreza e também possui diferentes modalidades. Sua prática regular pode levar ao desenvolvimento muscular que resulta na melhora da postura.

Por isso, veja como a ginástica pode ser um exercício ideal para aperfeiçoar sua postura e evitar as dores nos músculos que sustentam o corpo.

Benefícios da ginástica para a postura

Em um mundo no qual algumas pessoas passam tanto tempo sentadas, é comum que problemas posturais comecem a ser cada vez mais frequentes. O intenso uso dos celulares e dispositivos eletrônicos força uma posição específica que pode acabar prejudicando a coluna vertebral, principalmente a parte cervical.

Problemas posturais como cifose, hiperlordose e escoliose estão cada vez mais comuns. As crianças passaram a ser um grupo alvo nos problemas posturais, justamente pelo contato precoce com os aparelhos tecnológicos. A solução é buscar mecanismos para fortalecer a musculatura de sustentação e ao mesmo tempo buscar uma reeducação postural.

Nesse sentido, a ginástica é uma atividade com muitas vantagens para quem busca melhorar a postura. Os movimentos praticados nesse esporte exigem do corpo uma desenvoltura, força e equilíbrio que são desenvolvidos conforme as aulas. Em pouco tempo, é possível observar melhoras significativas na postura que são decorrentes do fortalecimento da musculatura e do incentivo às posturas corretas para realizar os movimentos.

Portanto, a ginástica para a postura, desde que seja praticada com regularidade, é um ótimo exercício para poder construir a força muscular resultando na diminuição dos problemas posturais. Algumas pessoas sentem dores incômodas decorrentes de alterações na coluna vertebral e pensam que, por esse motivo, não podem praticar atividades físicas.

Na verdade, o recomendado é exatamente o contrário. As dores nas articulações ou cavidades ósseas da coluna vertebral podem ser amplamente melhoradas com o fortalecimento da musculatura. Isso acontece pois os músculos que envolvem a coluna ajudam a dar sustentação e protegem os ossos.

Por isso, se você já sofre com algum problema postural ou quer prevenir alterações na coluna vertebral, a ginástica para a postura é uma opção mais do que recomendada.

De que forma a ginástica auxilia na postura?

Os movimentos praticados na ginástica são bem dinâmicos e diversos. Existem alguns movimentos que trazem impacto positivo diretamente para a musculatura postural. Conheça alguns deles:

  • Rotação

  • Esse exercício é de simples execução e proporciona o alinhamento da coluna vertebral. Para realizá-lo basta deitar-se num colchonete, com os braços abertos. Leve um dos joelhos até o lado oposto do corpo e gire a cabeça para o lado contrário, realizando uma leve torção.

  • Alongamento

  • Os alongamentos proporcionam grande alívio para dores na coluna e aumentam a flexibilidade dos músculos do tronco. Aprenda a executar um tipo de alongamento: Deite-se em um colchonete, flexione os joelhos e encaixe um tornozelo em cima do joelho da perna oposta. Em seguida, puxe a perna flexionada, alongando toda a coluna e os glúteos.

  • Abdomen deitado

  • O fortalecimento e alongamento dos músculos adjacentes à coluna também são importantes. Esse exercício proporciona o alongamento desse grupo muscular. Deite-se de barriga para baixo com as pernas e os braços esticados verticalmente. Contraia o abdômen e tire as pernas e os braços do chão, tensionando todos os músculos do tronco.

    Avance em seus treinos

    A ginástica para a postura é uma ótima forma de manter a saúde de sua coluna em dia. E para avançar ainda mais em seus exercícios você pode contar com o app da Pratique Fitness. Nele você encontra diversas aulas exclusivas preparadas por profissionais.

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