Guia Para Iniciantes Com Treinos De Pesos Livres

Os treinos de pesos livres são essenciais em uma academia. Eles são muito utilizados e pessoas que treinam a mais tempo gostam de investir no desenvolvimento com os pesos livres. Mas por que isso acontece?

Se você é iniciante e ainda não tem muita proximidade com os pesos livres, hoje iremos mostrar dicas e informações essenciais para compreender melhor esse tipo de treino e conseguir tirar o máximo de proveito dos exercícios, melhorando ainda mais os seus resultados.

Confira o guia que preparamos especialmente para você.


O que são treinos de pesos livres?

Um treino de pesos livres é um treino que utiliza majoritariamente os objetos que podem ser transportados dentro de um espaço e/ou possuem movimentos em planos tridimensionais. Nas academias é comum associar peso livre com os halteres, mas existem diversos outros objetos que podem ser utilizados nos treinos de pesos livres como por exemplo:

  • Barras
  • Tornozeleiras
  • O próprio peso corporal
  • Med balls e fit balls
  • Bulgarian bags
  • Kettle Bell

Todos esse objetos, e até os cabos e pulleys associados à maquinas, fazem parte dos treinos de pesos livres. Vamos compreender agora qual é a ação que um treino desse possui sobre o corpo e sobre os músculos.

Ao iniciar o treino com pesos livres, você irá realizar movimentos que irão exigir muito mais esforço e a ativação de músculos adjacentes para completar a execução. Isso significa que se você estiver fazendo um movimento para bíceps, esse não será o único músculo a ser ativado já que o corpo, em busca de estabilidade, irá “recrutar” outros músculos para facilitar o movimento.

Esses músculos adjacentes ao principal que está sendo trabalhado recebem o nome de sinergistas.

Vale à pena treinar com pesos livres?

Digamos que é incorreto responder essa pergunta apenas com “sim” ou “não” pois existem diversos fatores que irão impactar na resposta. O primeiro deles é quanto ao seu objetivo na academia. Para contrapor à ação dos treinos de pesos livres precisamos entender como funciona a outra opção: os treinos nos aparelhos.

Os treinos nos aparelhos são ideais para isolar movimentos de um único grupo muscular. Ou seja, os aparelhos são desenvolvidos para que você realize o movimento de uma única maneira (empurrando e puxando, subindo e descendo, esticando e flexionando, etc.). Os movimentos realizados com os aparelhos estabilizam as articulações e trabalham com grupos musculares específicos.

Por isso, não temos a ação daqueles músculos sinergistas. Entendido a diferença entre esse dois treinos, é preciso levar em consideração que nos dois tipos há vantagens e desvantagens de acordo com seu objetivo na academia.

Se o seu objetivo é ganhar músculos rapidamente e conquistar aquela hipertrofia desejada, apostar nos aparelhos pode ser uma boa ideia já que neles o movimento estará dando ênfase no crescimento do músculo específico.

Mas, se você deseja um treino mais funcional e que trabalhe maior número de músculos do corpo, os treinos de pesos livres são uma ótima opção. Tudo irá depender dos objetivos, da frequência do treino, etc. Uma boa saída é mesclar os treinos e conseguir aproveitar o melhor dos dois mundos. Converse com seu professor e encontre a melhor saída para esse início na academia.


O início de sua jornada

Ser iniciante nos treinos de pesos livres é estar em um lugar no qual a maioria dos frquentadores de academia já estiveram. Aos poucos você irá perceber o que funciona melhor, o que pode ser modificado, etc. Tudo com a devida orientação de seu professor.

Para impulsionar ainda mais os seus treinos, você pode acessar o APP da Pratique Fitness e encontrar aulas especiais que incluem exercícios com pesos livres. Baixe o APP e turbine seu treino com exercícios feitos por profissionais capacitados para impulsionar seus resultados.


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