Trazer novas modalidades de exercícios para se fazer em casa é uma boa opção para quem não quer entrar na monotonia e se manter ativo o ano todo. Hoje, nós trouxemos para você a opção de fazer HIIT em casa.

Para quem não sabe, High Intensity Interval Training , mais conhecido como HIIT, trata-se de um treinamento de alta intensidade que é realizado em poucos minutos. Ele possui muitas vantagens, e nós vamos falar delas aqui também, além disso, o HIIT é um treino que vai aumentar a sua adrenalina.

Então acompanhe-nos até o final desse post para entender mais sobre o assunto. Vamos lá?

O que é HIIT?

O HIIT é uma modalidade de treino que traz séries de exercícios mais curtas, mas como o próprio nome diz, de alta intensidade.

Existem diversas formas de se realizar esse tipo de treinamento, principalmente se a sua intenção é a de fazer HIIT em casa. Veja algumas opções.

Pulando corda

HIIT EM CASA

Uma das maneiras de se treinar HIIT no ambiente da sua casa é pulando corda. Para isso, é bastante simples: escolha um espaço adequado e uma corda apropriada, aqueça o seu corpo pulando bem devagar durante 1 minuto e, em seguida você vai alternar as séries em intensas e lentas. Para começar, pule durante 20 segundos de forma intensa e 40 de forma lenta,

E pensa que vai precisar de muito tempo pulando? Claro que não, comece com apenas 8 minutos e, à medida em que for se aprimorando, aumente o tempo.

Bicicleta ergométrica

hiit em casa

Outra forma de se fazer HIIT em casa é se você tem uma bicicleta ergométrica, principalmente, se ela estiver encostada em algum canto da casa e sem uso.

E o raciocínio é o mesmo, aquecimento de 1 minuto pedalando e mudando apenas a quantidade de segundos de forma intensa e lenta, sendo 35 para forma intensa e 25 para a lenta.

O tempo pode variar entre 10 e 15 minutos.

Agachamento livre com barra ( cabo de vassoura)

Outra forma de se fazer HIIT é agachando com uma barra, mas se você não tem esse aparelho em casa tudo bem, pois um cabo de vassoura pode assumir essa função.

Aqui, no entanto, a dinâmica será outra. Primeiro, você deverá alongar braços e pernas durante 1 minuto, então deverá realizar o movimento do agachamento por 1 minuto consecutivo, e de forma rápida, e descansar por 30 segundos. O ideal é começar com sessões de 8 a 10 minutos.

Sequências de exercícios

Por fim, temos a famosa sequência de exercícios, que podem variar muito e quantidade e tempo. Porém para você começar, iremos indicar a você a seguinte sequência:

  1. Polichinelo
  2. Corrida estacionada
  3. Prancha
  4. Agachamento

Faça a sequência realizando cada exercício por 30 segundos e, quando terminá-la, descanse por mais 30 segundos, voltando ao primeiro exercício da sessão. O ideal é repetir a sessão por 3 vezes.

E se você deseja mais opções, que tal conhecer o Pratique em casa? Acesse para saber mais.

Vantagens do HIIT em casa

Além da comodidade, realizar HIIT possibilita:

  • Queima de gordura rápida;
  • Fortalecimento do sistema cardiovascular;
  • Aumento da massa magra e dos músculos;
  • Realização de atividade física em curto período de tempo.

E aí, já decidiu quando irá começar?


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