Idosos Na Academia: Musculação Ou Aeróbico?

Com o aumento na expectativa de vida, a população brasileira tende a aumentar o número de idosos entre seus cidadãos. Por isso, cuidar da saúde é algo que deve ser levado em consideração para uma velhice mais saudável. Nesse sentido, a presença de idosos na academia também aumentou significativamente.

Além das precauções que devem ser tomadas para a realização de exercícios nessa faixa etária, é preciso saber diferenciar qual tipo de exercício é mais indicado para essa população.

Existem diversas modalidades de exercícios físicos e a seguir você poderá conferir um pouco mais sobre as diferenças e os benefícios que a musculação e o aeróbico trazem para a vida dos idosos. Confira.

Qual tipo de exercício é o melhor para os idosos na academia?

Atividade física é um dos meios mais indicados para preservar e cuidar, tanto da saúde física quanto da saúde mental. Nesse sentido, os idosos estão inclusos no grupo de pessoas que podem se beneficiar tanto da musculação quanto dos exercícios aeróbicos.

Mas como saber qual desses tipos de exercícios é o mais indicado para a terceira idade? Para responder essa pergunta é preciso analisar os efeitos que cada tipo de exercício possui sobre o organismo e o corpo, e os benefícios em relação às necessidades da pessoa idosa. Veja mais a seguir

  • Benefícios da musculação

A musculação é o tipo de exercício realizado para aumentar a força. Ele pode ser realizado com o peso do próprio corpo ou utilizando os clássicos equipamentos disponíveis nas academias. Para os idosos, a musculação auxilia no estímulo do crescimento muscular e da densidade óssea.

Na terceira idade é comum que haja uma redução da massa muscular e óssea podendo interferir na qualidade de vida em habilidades como a sustentação do corpo e o equilíbrio. Por isso a musculação é um exercício eficaz para combater essa perda natural de alguns tecidos estruturais do corpo.

  • Benefícios do exercício aeróbico

O exercício aeróbico, por sua vez, pode trazer benefícios para as estruturas celulares do corpo, aumento do fluxo sanguíneo e proteção do sistema vascular.

O exercício aeróbico ajuda a fortalecer o sistema respiratório e é o tipo de exercício que promove maior bem-estar. Com poucos minutos de exercícios aeróbicos é possível prevenir problemas bem comuns da terceira idade como ataques do coração, problemas na pressão arterial e nos índices de colesterol.

Aumentando a qualidade de vida

Portanto, tanto a musculação quanto os exercícios aeróbicos podem ser benéficos para os idosos na academia. O importante é ter sempre a supervisão e orientação de profissionais para que os exercícios sejam realizados corretamente e possam evitar problemas causados pela realização errada.

A consulta com um médico especializado é fundamental para poder direcionar a melhor atividade para o idoso, sabendo que qualquer uma trará benefícios e poderá fornecer um aumento na qualidade de vida durante essa faixa etária tão importante.

A academia Pratique Fitness oferece diversas modalidades

Você pode conferir um pouco mais sobre os idosos na academia e a diferença dos benefícios que os exercícios aeróbicos e musculação possuem para essa população.

E na academia Pratique é possível encontrar os dois tipos de atividades para os idosos, com diversas modalidades que podem trazer inúmeros benefícios para aqueles que pretendem ter uma velhice mais saudável.

A academia Pratique possui profissionais capacitados para auxiliar os alunos da terceira idade nos exercícios, promovendo o bem estar e a segurança durante a realização das atividades. Vá até a unidade mais próxima e veja porque a Pratique Fitness é a melhor academia de Belo Horizonte para todas as idades.


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