Idosos Podem Praticar Musculação!

A musculação é um tipo de atividade física que muitas vezes é associada apenas a pessoas fortes e jovens. Porém, diversas faixas etárias podem praticar musculação, inclusive os idosos!

Com o devido acompanhamento, é possível montar um treino específico que vá de encontro com as necessidades, objetivos e possíveis reduções de mobilidade encontradas durante a terceira idades. Sendo, portanto, uma prática segura e muito benéfica para os idosos.

A seguir, você poderá conhecer melhor sobre a prática de musculação por idosos e conhecer os benefícios que essa atividade traz para essa fase da vida. Confira.

Por que idosos podem e devem praticar musculação?

A terceira idade é um momento no qual o corpo começa a passar por diversas modificações fisiológicas e hormonais. As diferenças são sentidas no humor e no corpo físico, aumentando o risco de algumas doenças que são mais comuns nessa faixa etária.

O exercício físico, quando praticado sob supervisão e com liberação médica, pode auxiliar os idosos a terem uma qualidade de vida melhor. Nesse sentido, a musculação se enquadra como um exercício seguro e com muitos benefícios para os idosos.

A musculação, quando acontece em um ambiente seguro e supervisionado, tende a trazer mais disposição para a vida do idoso, além de trazer melhoras para o humor. Por isso, praticar musculação na terceira idade é uma forma de aumentar ainda mais a força do corpo e manter-se ativo, o que traz benefícios para a saúde física e mental.

Os benefícios da musculação para idosos

  • Fortalece os tecidos estruturais

Os tendões e ligamentos são estruturas essenciais para a mobilidade e equilíbrio. Manter os tecidos estruturais fortalecidos é uma forma de prevenir dores articulares, ter mais estabilidade e controlar os movimentos.

  • Aumento de massa óssea

Uma das consequências do envelhecimento é a perda de massa óssea, sendo que o seu aumento pode ser estimulado através da musculação. Um bom índice de massa óssea é importante para prevenir problemas comuns nessa idade, como a osteoporose.

  • Previne diversas doenças

Com o organismo funcionando de forma cada vez mais lenta, é importante cuidar ainda mais da saúde. Praticar musculação na terceira idade ajuda a prevenir doenças como artrite, doenças cardíacas, obesidade e dores nas costas e articulações.

  • Faz bem para a saúde mental

É comum que pessoas idosas tenham quadro de depressão quando deixam de ter sua autonomia e a convivência em um círculo social. A musculação pode ser uma forma de encontrar outros idosos com interesses em comum e ter um momento de contato com pessoas que não sejam apenas os familiares.

Isso pode ser muito benéfico para uma saúde mental mais equilibrada, aumentando a qualidade de vida.

A Pratique Fitness possui alunos de todas as idades

Você pode conferir acima um pouco sobre os benefícios que praticar musculação pode trazer para os idosos. Essa fase da vida é muito importante e mesmo com certas limitações, os exercícios físicos auxiliam a ter uma qualidade de vida melhor e maior.

Buscar uma academia comprometida com a segurança e o bem estar dos alunos idosos é de extrema importância para uma prática tranquila. E nesse quesito, a academia Pratique Fitness garante um atendimento especializado aos alunos da terceira idade.

A academia Pratique conta com profissionais capacitados para atenderem todas as necessidades dos alunos idosos durante os treinos, além de contar com equipamentos seguros, com a devida manutenção e de última geração. Venha conhecer a Pratique Fitness e tornar sua saúde física e mental muito mais forte.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here