importância das fibras

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Entenda a importância das fibras para o bom funcionamento do organismo, já que elas entregam inúmeros benefícios para a saúde. 

As fibras não fornecem calorias ao organismo, reduzindo o colesterol de açúcares e de gordura. Além disso, elas trazem a sensação de saciedade durante um tempo. 

Uma vez que as fibras continuam, no estômago junto com outros nutrientes, elas acabam retardando a percepção de fome e também a necessidade de consumir mais calorias no dia. 

A importância das fibras no organismo

As fibras estão localizadas nos alimentos que possuem baixo teor calórico, como verduras e frutas. Além disso, elas conseguem regular o trânsito intestinal. Para que tudo ocorra de modo positivo no organismo é preciso ingerir água em grande quantidade. 

Existem dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. As solúveis interagem com a água, onde é formado um gel, prolongando a sensação de saciedade, regulando todo o trânsito intestinal. Veja alguns alimentos que  possuem essas fibras:

fibra

  • Aveia;
  • Cenoura;
  • Soja;
  • Maçã;
  • Mandioca;
  • Frutas cítricas;
  • Beterraba.

As fibras insolúveis não se misturam com água, então são as partes não digeríveis. No entanto, elas passam pelo nosso organismo e trazem algum efeito, como ajudando no aumento do bolo fecal, auxiliando no funcionamento do intestino. 

Esse tipo de fibra é encontrado nos seguintes alimentos:

  • Milho;
  • Verduras folhosas verde;
  • Farelo de trigo;
  • Casca de frutas;
  • Abóbora;
  • Feijão;
  • Cereais integrais.

 A importância das fibras para o emagrecimento

As fibras são processadas de modo mais lento no organismo, trazendo o esvaziamento gástrico e conseguindo retardar. Além disso, prolonga a sensação de saciedade, consequentemente comendo menos, resultando no emagrecimento. 

Outra vantagem positiva em consumir esses alimentos, é que possuem pouca caloria. 

Consumo de fibras, como aumentar?

Ao optar por uma dieta mais integral, automaticamente você já está aumentando o consumo de fibras. Por isso, indica-se que  os legumes e verduras ocupem boa parte do seu prato. 

O feijão é uma fonte rica em fibra, ele está presente na mesa dos brasileiros. 

Ao consumir massas, pães e arroz, a dica é consumir os produtos integrais, pois as versões refinadas desses alimentos perdem parte das fibras no seu processo de refinamento. 

Uma outra dica, é aproveitar bagaços de frutas e cascas para absorver as fibras, podendo também  consumí-las picadas em sucos ou vitaminas. 

comer fibras

Existe quantidade de fibra recomendada para digerir?

É indicada pelos nutricionistas a ingestão diária de fibras de 25 a 35 gramas, já para as crianças com idade superior a 2 anos e jovens com até 20 anos, indica-se consumir o número da idade mais 5 gramas. Para idosos, o recomendado é de 10 a 13 gramas. 

Desse modo, o total de fibras consumidas, cerca de 70% devem ser fibras insolúveis e 30% fibras solúveis. 

Gostou das dicas da importância das fibras? Então, venha  fazer uma consulta com a nutricionista online em  uma unidade da Pratique para iniciar o seu processo de emagrecimento saudável.


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