Mat Pilates, o que é?

O Pilates é uma atividade física que já tomou espaço no Brasil! Muitas Academias no país já oferecem esses exercícios e existem inúmeros estúdios especializados em Pilates para quem deseja conhecer!

Mas você já ouviu falar nas variações do Pilates? Veja sobre Mat Pilates, o que é e surpreenda-se!

O que é Pilates

Para saber mais sobre Mat Pilates, o que é, é preciso antes conferir o que é Pilates e suas principais indicações e benefícios.

O Pilates é um conjunto de exercícios físicos, estima-se que mais de 500 tenham sido catalogados por seu criador, o alemão Joseph Pilates.

Esses exercícios, no entanto, não são aleatórios. O Pilates está calcado sobre seis princípios básicos que visam a integração entre corpo e mente, além do excelente trabalho de condicionamento físico garantido ao corpo que é típico do Pilates e pode ser percebido bem rapidamente.

Através desses princípios, o Pilates trabalha o corpo e alivia sintomas como stress, depressão e ansiedade, desde que também sejam tratados em consultório médico com especialistas.

Os princípios do Pilates são:

  • concentração
  • centralização da força
  • precisão
  • respiração
  • controle
  • fluidezCp

Todos esses reunidos formas as aulas de Pilates, que costumam ser da seguinte forma:

Como são as aulas de Pilates

Para saber mais sobre Mat Pilates, o que é, veja como são as aulas de Pilates tradicionais!

Existem diversas maneiras de se fazer uma aula de Pilates. Como ela é feita a partir da reunião de mais de 500 exercícios físicos, as aulas podem variar de acordo com os objetivos, o que se deseja trabalhar, entre outros fatores e aspectos que devem ser considerados.

O modo mais comum é o Pilates solo, mas existem também alguns exercícios que são realizados em aparelhos.

As aulas de Pilates costumam ser realizadas em pequenos grupos, já que exigem uma orientação mais próxima dos educadores físicos. Mas também é possível realizar aulas de Pilates de forma individual, sobretudo para quem deseja passar por processos de reabilitação física.

As aulas costumam conter:

  • práticas de respiração
  • exercícios para o equilíbrio
  • trabalho com força muscular profunda
  • alongamentos
  • melhoramento de postura
  • exercícios para coordenação motora

Mat Pilates, o que é?

Agora que você sabe mais sobre Pilates, veja Mat Pilates, o que é e fique por dentro dessa variação do Pilates tradicional que tem ganhado cada vez mais espaço.

Essa variação nada mais é do que os exercícios de pilates que são realizados sobre o Mat, que é uma espécie de colchonete parecido com o de yoga.

Acredita-se que as primeiras vezes em que esse tipo de Pilates foi praticado teria sido nas prisões inglesas, em razão da Primeira Guerra, o que impossibilitou os soldados de realizarem outros tipos de atividade, se concentrando no solo.

Isso provavelmente teria a ver com o criador do Pilates ser alemão e ter sido preso pelos ingleses. Dessa forma é que os exercícios de solo foram desenvolvidos. Para entender o Mat Pilates, o que é, saiba que na aula de Pilates convencional, muitos exercícios de solo já são realizados.

Apesar do Pilates ser realizado com a ajuda de diversos equipamentos e acessórios, como bolas, elásticos, mas também equipamentos grandes que possuem várias alças, há geralmente durante as aulas uma grande parte que é feita no solo.

Essa parte do Pilates é chamada de Mat Pilates. Portanto, para saber mais sobre Mat Pilates, o que é, saiba que a maioria das aulas possuem muitos exercícios sobre o solo e há as aulas que focam exclusivamente nesse ponto.

Agora que você já viu mais sobre Mat Pilates, o que é, procure uma Academia Pratique Fitness e faça hoje mesmo sua matrícula!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here