Menopausa e ganho de peso: porque isso acontece?
Menopausa e ganho de peso: porque isso acontece?

O período da menopausa e ganho de peso costuma ser completamente um terror na vida de todas as mulheres. Os sintomas aparecem por volta de 40 anos, mas eles podem ser evitados, não totalmente, mas pelo menos é possível diminuí-los.. 

Isso porque eles incomodam a maioria das mulheres, além de serem muito desconfortáveis, causando o aumento de peso. 

Por isso, elencamos logo abaixo as dicas para que você possa melhorá-los e ter uma qualidade de vida melhor. 

Menopausa e ganho de peso 

Na menopausa, o ganho de peso acontece devido o cessamento da produção de estrogênio, que é o hormônio feminino feito nos ovários e que é liberado na primeira fase da menstruação

As mulheres utilizam suplementos para a reposição hormonal, para amenizar os outros sintomas causados pela menopausa. 

No entanto, esses suplementos podem aumentar o peso. Por isso, indica-se consultar um médico especialista para fazer o uso correto. 

Menopausa e ganho de peso: porque isso acontece?
Menopausa e ganho de peso: porque isso acontece?

Sem contar que a mulher, quando entra na menopausa, também já possui uma certa idade que colabora para o aumento da barriga, pois se predispõe do acúmulo de gordura, principalmente abdominal. 

Além disso, também existe a mudança natural do corpo e pela falta da produção dos hormônios, que consequentemente diminui a facilidade de perder peso

Por isso, um dos principais pontos na menopausa e ganho de peso é manter uma dieta, devendo procurar ajuda de uma nutricionista para ajudar neste aspecto. 

Como emagrecer?

A atividade física e alimentação saudável são as chaves para alcançar o sucesso em qualquer idade. Porém, as mulheres ao atingir 50 anos precisam ter muito cuidado com as atividades e buscar sempre um profissional para que passe a atividade certa. 

Desse modo, as atividades mais indicadas são a hidroginástica e a musculação, pois elas fortalecem todos os músculos que ajudam a desenvolver a massa muscular magra. 

Já para as pessoas que preferem a aeróbica é preciso ter cuidado e evitar os grandes impactos, pois eles podem prejudicar todas as articulações. Portanto, os especialistas indicam nesta idade o pilates. No mais, é preciso ter uma alimentação saudável para perder peso. 

Menopausa e ganho de peso: porque isso acontece?
Menopausa e ganho de peso: porque isso acontece?

Se perder peso rápido demais, o que fazer?

A menopausa e ganho de peso é muito preocupante entre as mulheres e os médicos, principalmente se perder peso repentino. Isso significa que está acontecendo algo de errado com a mulher. 

Então, é necessário avaliar alguns pontos, por exemplo, se ela está se alimentando de modo correto e quais exercícios estão praticando. 

De modo geral, as causas mais comuns são a falta de apetite, diarreia crônica, metabolismo acelerado, depressão, entre outros. 

Por isso, indica-se  procurar um especialista para avaliar o caso!

Gostou do nosso artigo? Então entre em contato com uma unidade da Pratique para solucionar o seu problema de ganho de peso na menopausa. 


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here