Muay thai infantil

É fundamental para o bom desenvolvimento de uma criança a prática de exercícios físicos, por isso é possível sim, a criança praticar muay thai infantil.

As aulas de lutas marciais, quando direcionadas para a criança, os professores desenvolvem atividades mais lúdicas e por isso os exercícios ficam ainda mais divertidos e ajudam a criança a gastar a energia que ela tem acumulada.

O muay thai é uma luta marcial com origem na Tailândia, atualmente foi difundida pelo mundo e está entre as modalidades de atividades físicas mais procuradas nas academias.

É um tipo de luta que promove o movimento de vários membros do corpo e os golpes mais usados são os socos, as cotoveladas, joelhadas, chutes e o desenvolvimento de técnicas de defesa.

Apesar de ter uma conotação de violência devido a palavra luta, as artes marciais, geralmente trazem uma cultura filosófica do oriente que agrega valores a qualquer praticante, o adulto e principalmente para a criança que ainda está em fase de desenvolvimento moral.

Muay thai infantil e os benefícios no desenvolvimento da criança

O muay thai infantil, quando bem orientado e praticado regularmente, pode ser benéfico para o desenvolvimento físico, mas também moral da criança. Alguns valores que podem ser adquiridos são: a auto confiança, a disciplina, o respeito, a dedicação, a resiliência e a coragem.

Já quanto aos benefícios físicos que envolvem uma melhora no desenvolvimento da criança é possível destacar:

  • Aumento do desenvolvimento das funções cognitivas

As lutas auxiliam as crianças a trabalhar melhor algumas funções cognitivas como: a percepção, a memória, a atenção e funções executivas. Com a prática a criança também desenvolve mais a consciência sobre os movimentos de seu corpo.

  • Muay thai infantil ajuda a melhorar as funções motoras

As atividades que são realizadas durante a aula fazem com que a criança movimente o corpo completamente, e isso ajuda a melhorar as funções motoras já que a criança desenvolve maior equilíbrio, flexibilidade, elasticidade e evolução do condicionamento físico.

  • A prática de muay thai para criança ajuda a gastar energias

A fase de desenvolvimento infantil é a fase em que temos maior energia, quando a criança não gasta essa energia que é produzida nessa fase, ela pode ficar entediada ou mesmo irritada. O muay thai é uma atividade que faz gastar muito energia e isso ajuda a evitar o tédio e a irritação.

Além disso, a pratica de atividades físicas para criança contribuem para uma melhora do sistema imunológico tornando a saúde das crianças mais resistentes.

Qual a idade ideal para você matricular seu filho em aulas de muay thai?

Não existe uma idade ideal para você matricular seu filho em aulas de muay thai infantil, observe como são as capacidades físicas, as crianças não se desenvolvem da mesma maneira, algumas são mais ativas e por isso desenvolvem mais cedo.

Algumas academias oferecem aulas de muay thai infantil a partir dos 4 anos de idade, iniciar mais cedo esse tipo de atividade pode ser muito benéfico no futuro.

Quais os principais cuidados com a prática do muay thai infantil?

Para uma criança praticar aulas de muay thai infantil é importante que a academia tenha instrutores que estejam preparados para atender e dar o suporte para a criança nessa fase.

Voltando os exercícios para uma abordagem mais lúdica, ou seja, os exercícios desenvolvidos têm como objetivo maior a recreação e o divertimento.

A Pratique Fitness é uma excelente academia, com profissionais capacitados para dar aulas de muay thai e muitas outras modalidades, como ginásticas, hidroginásticas, musculação, natação e muitas outras modalidades, tanto para adultos como para crianças.

O muay thai infantil é uma arte marcial com grandes princípios filosóficos que podem contribuir para a vida da criança de forma geral, tanto em aspectos físicos como psicológicos.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here