Muay thai no desenvolvimento infantil: existe uma idade ideal para a criança começar a praticar muay thai?

Para as crianças, praticar atividades físicas é muito importante, tanto quanto para adultos.

Crianças que são mais ativas e praticam exercícios físicos desenvolvem menos problemas de saúde quando adultos, e tem menos chance de se tornar um adulto sedentário, já que os hábitos de fazer atividades tendem a permanecer quando adolescentes e adultos.

Por isso sempre que possível, tanto os pais como as escolas de ensino infantil, devem dedicar e desenvolver algumas atividades físicas de forma mais lúdica com as crianças.

Muay thai no desenvolvimento infantil

O muay thai é um estilo de luta marcial que trabalha movimentando todo o corpo através de golpes como: socos, cotoveladas, chutes, joelhadas e algumas técnicas de defesa. O termo muay thai significa “arte marcial da Tailândia”, também conhecido como boxe tailandês.

Quando o assunto é luta os pais podem ficar um pouco apreensivos e ter dúvida sobre qual a melhor idade para matricular seu filho nessa arte marcial. Apesar de ser uma atividade com exercícios que causam impacto, algumas academias oferecem a modalidade para crianças a partir de 4 anos de idade.

E o muay thai ajuda a desenvolver algumas habilidades e entender filosofias que são muito importantes e são conceitos que podem ser trazidos para a vida prática.

Benefícios do muay thai no desenvolvimento infantil

O muay thai no desenvolvimento infantil pode ser importante, pois ele trás da cultura tailandesa, alguns valores que podem ser aplicados na vida prática, como por exemplo:

  • Disciplina;
  • Respeito;
  • Dedicação;
  • Coragem;
  • Resiliência;
  • Auto confiança;

A prática da luta por crianças também auxilia a desenvolver melhor as funções cognitivas como a percepção, a memória, a atenção e as funções executivas, é uma atividade que trabalha bem o cérebro da criança. A criança também passa a ter maior consciência sobre os movimentos do seu corpo.

As lutas promovem golpes que fazem o corpo mexer por completo, com isso a criança trabalha mais as funções motoras e adquirem maior equilíbrio e flexibilidade, ajuda a aumentar a amplitude dos movimentos, deixando o corpo mais elástico.

A luta para a criança é uma atividade divertida, crianças tem muita energia e acaba ficando muito agitada quando não consegue gastar a energia produzida. As artes marciais são uma excelente forma de gastar essa energia produzida, e é uma atividade bem atrativa para as crianças, pois as aulas são bem dinâmicas.

Com a filosofia das artes marciais, ajuda também no desenvolvimento moral das crianças, contribuindo para que se tornem cidadãos mais humanos e mais honestos, capazes de respeitar a limitação do próximo. E também ensina a vencer os desafios e seguir atrás do seu objetivo.

Ao praticar luta muitas crianças se sentem mais seguras e por isso tem menos fragilidade emocional, é uma metodologia diferenciada para o desenvolvimento de uma criança, mas com uma abordagem mais profunda, unindo habilidades físicas e psicológicas.

Os cuidados com a prática do muay thai no desenvolvimento infantil

O muay thai no desenvolvimento infantil é uma luta que trás benefícios e é indicada para as crianças, mas é fundamental que a criança para iniciar as atividades tenha boa saúde, caso a criança tiver alguma limitação, é bom procurar por orientação médica.

Além disso, é fundamental que as aulas para crianças sejam orientadas por profissionais qualificados e capacitados na arte do muay thai.

A Pratique Fitness é uma academia excelente, com estrutura de qualidade e profissionais capacitados para dar aulas de muay thai e muitas outras modalidades, tanto para crianças como para adultos.

O muay thai no desenvolvimento infantil pode trazer muitos benefícios, tanto físicos como psicológicos para a criança que pratica a luta.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here