Muay thai nos dias de hoje

No artigo de hoje vamos falar sobre a origem dessa arte marcial e o desenvolvimento do muay thai nos dias de hoje.

Para entender um pouco da história dessa luta é interessante conhecer a definição do termo muay thai, que é “arte marcial tailandesa”. A palavra “thai” do termo refere-se ao povo ou também à cultura tailandesa.

Como o próprio nome diz, a luta foi desenvolvida pelos tailandeses, e na verdade o muay thai é uma derivação de outro tipo de luta, também com origem na Tailândia, o chupasart.

O chupasart utilizava técnicas de autodefesa com escudos e usavam armas para ataques como: lanças, espadas, bastões, machados, entre outros. O uso das armas, durante os treinamentos, muitas vezes provocavam graves ferimentos nos praticantes.

Dessa forma surgiu a necessidade de treinar sem armas criando um novo método para diminuir o número de feridos, com técnicas semelhantes ao kung fu chinês. As técnicas foram sendo aprimoradas com o passar do tempo e agora encontramos o muay thai nos dias de hoje com diferentes golpes.

Muay thai nos dias de hoje

Golpes e técnicas de muay thai nos dias de hoje

Agora vamos falar um pouco dos golpes e técnicas do muay thai nos dias de hoje.

O muay thai é uma luta onde são desenvolvidas algumas sequências de golpes, tanto de socos quanto de chutes, que quando bem desenvolvidas são capazes de nocautear qualquer adversário.

É uma luta onde o praticante deve concentrar a força no quadril e com um movimento de girar ele ganha mais força em seu chute. Da mesma forma, quando o praticante vai treinar socos, o movimento de girar o corpo impulsiona provocando golpes muito mais fortes.

Os golpes mais comuns utilizam: os punhos, os cotovelos, os joelhos e os pés. É um tipo de luta marcial que trabalha ataque e contra ataque, um bom lutador combina esses dois elementos nos momentos certos de uma luta.

Socos (Mhad)

Os socos do muay thai nos dias de hoje são parecidos com os do boxe, por isso algumas pessoas chamam o muay thai de “boxe tailandês”, os mais utilizados são:

  • Jab: um soco dado com uma mão que está de guarda a frente, em direção ao queixo do adversário;
  • Direto: um soco dado com a mão que está atrás da guarda, também em direção ao queixo do adversário;
  • Cruzado: um soco dado a uma média distância entre o lutador e o adversário, que cruza a guarda do oponente;

Chutes (Dteh)

O muay thai é um estilo de luta que usa muitos golpes com chutes, por isso, os lutadores de muay thai sempre tem muita força nas pernas. Os chutes podem ser aplicados com o pé ou com a canela, os mais conhecidos são:

  • Round kick (pontapé circular): é um golpe que pode ser aplicado na cabeça, na coxa ou na canela do oponente;
  • Front kick (pontapé frontal): tem como objetivo parar um ataque e preparar o lutador para outro golpe;
  • Spin back kick (pontapé de remoinho traseiro): quando o lutador gira e atinge o adversário com o seu calcanhar;

Muay thai nos dias de hoje

Joelhadas (Khao)

Os joelhos também são muito utilizados em golpes de muay thai e pode ser aplicada em diferentes regiões do corpo do adversário. Os mais comuns são:

  • kao tom: onde o lutador dá uma joelhada no adversário, movimentando o joelho para cima em linha reta;
  • kao noi: joelhada aplicada na coxa ou na barriga do oponente, esse é um golpe bem tradicional;

Cotoveladas (Sawk)

Golpes com cotoveladas podem causar graves lesões no adversário, existem as cotoveladas giratórias, as frontais, as ascendentes e voadoras. Os golpes com cotovelos geralmente são utilizados quando não há uma grande distância entre os lutadores.

Agora que você conhece alguns golpes do muay thai nos dias de hoje, aproveite para colocar as técnicas em prática na melhor academia de Belo Horizonte e região, a Pratique Fitness. Lá você encontra professores altamente qualificados para dar o suporte durante a aula.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here