Musculação Em Todas As Idades

A musculação é uma atividade física muito praticada e que traz diversos benefícios para a saúde. Mas será que ela pode ser realizada independente da faixa etária? Hoje iremos discutir sobre musculação em todas as idades e se ela é ou não recomendada.

Que a musculação é uma das atividades mais presentes nas academias, isso não é novidade. Existem pessoas de diversas idades que praticam a musculação e é comum encontrarmos diferentes faixas etárias pelas realizando esse exercício. Mas será que não há restrições para a prática da musculação?

Confira a seguir tudo sobre musculação e recomendação de faixas etárias para a prática dessa atividade.


Musculação em todas as idades é recomendada?

A musculação é aquele tipo de exercício que, se bem dosado, não faz mal a ninguém. Isso significa que todas as pessoas podem praticar independente da idade? A resposta correta é: depende.

Adolescentes e idosos são os grupos de pessoas que mais devem se atentar à prática da musculação, pois os movimentos e exercícios podem sobrecarregar os músculos, algo que não é indicado para pessoas nessas faixas etárias.

Os adolescentes passam pelo momento do estirão, que é um grande crescimento num curto período de tempo. Praticar musculação nesse período pode acarretar algumas interferências negativas nesse período de crescimento, então, pode ser melhor deixar a musculação para depois que essa fase passar.

Já com os idosos, a musculação deve ser acompanhada por uma recomendação médica e acompanhamento durante a realização dos exercícios. Com o avanço da idade, é normal a perda de densidade óssea e perda de alguns sentidos como equilíbrio, o que pode ocasionar maior risco de quedas entre pessoas da terceira idade. Por isso, a musculação pode sim fazer parte da vida do idoso, mas desde que com acompanhamento e com um treino específico e personalizado.

O mesmo vale para os adolescentes. Mesmo que o estirão seja um período de crescimento muito importante para o corpo, é possível unir a prática da musculação de uma maneira saudável. Novamente, é imprescindível o acompanhamento de um profissional que saiba montar um treino de acordo com as necessidades e respeitando o período de crescimento do adolescente.

Os benefícios da musculação

A musculação pode trazer diversos benefícios para a saúde, independente de faixa etária. Mesmo com treino adaptados e personalizados é possível melhorar a qualidade de vida utilizando a musculação como exercício. Confira abaixo alguns dos benefícios da musculação:

  • Melhora a postura do corpo.
  • Fortalece todos os grupos musculares.
  • Tonifica e define os músculos.
  • Aumenta a densidade óssea, uma ótima vantagem para os idosos.
  • Diminui o risco de doenças, como diabetes e doenças cardiovasculares.
  • Melhora o sistema cardiorrespiratório.
  • Aumenta o condicionamento físico.
  • Previne lesões articulares.
  • Impulsiona a perda de peso.
  • Melhora a saúde mental.

A musculação em todas as idades é recomendada sem grandes interferências. Qualquer pessoa pode se beneficiar da musculação. Porém, idosos e adolescentes devem ter um treino supervisionado e personalizado para que o exercício não interfira negativamente na saúde.

Se você está pensando em iniciar uma atividade, a musculação certamente trará benefícios e qualidade de vida. É realmente uma ótima atividade para se iniciar.


Impulsione mais ainda os seus treinos

Agora que você já sabe que a musculação em todas as idades é indicada até para adolescentes e idosos, com cautela, pode preparar-se para iniciar seus treinos da melhor forma possível.

E para isso, a Pratique Fitness te ajuda com aulas exclusivas que podem ser acessadas pelo app Pratique Fitness. Baixe o aplicativo e confira as séries de exercícios preparadas por profissionais. Aumente seu ritmo e veja ainda mais resultados.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here