MUSCULAÇÃO MELHORA O SONO
MUSCULAÇÃO MELHORA O SONO

Fazer musculação ajuda a melhorar a quantidade e a qualidade do sono de acordo com um estudo divulgado na conferência anual da Associação Americana do Coração (AHA – American Heart Association).

Uma boa noite de sono faz bem ao coração!

Qual a importância do sono?
É durante o sono que o corpo realiza funções restauradoras como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.

O que acontece quando dormimos mal?
Dormir mal e pouco durante a noite influencia a saúde e contribui para o surgimento de doenças como diabetes, alterações no sistema imunológico e problemas psicológicos.

Porque a musculação é benéfica para o sono?
O sono de pessoas mais ativas fisicamente é mais relaxado e restaurador devido a mecanismos de regulação do próprio organismo, o praticante de exercícios físicos apresenta uma temperatura corporal mais baixa e uma necessidade de reposição de energias maior que o não praticante.

Isso induz um sono de melhor qualidade. Assim, quem pratica atividade física dorme melhor.

“É cada vez mais reconhecido que dormir bem, particularmente um sono de alta qualidade, é importante para a saúde, incluindo a saúde cardiovascular” disse a autora do estudo Angelique Brellenthin.

Brellenthin é professora assistente de Cinesiologia na Iowa State University nos Estados Unidos. Segundo Brellenthin “infelizmente mais de um terço das pessoas não dormem suficientemente bem”. Não dormir o suficiente está ligado ao ganho de peso, diabetes e inflamação, fatores de risco que podem agravar as doenças cardiovasculares.

MUSCULAÇÃO MELHORA O SONO
MUSCULAÇÃO MELHORA O SONO

Neste estudo, 386 adultos inativos, com sobrepeso e pressão alta fizeram exercícios três vezes por semana durante 60 minutos ao longo de um ano. Os participantes foram distribuídos em 4 grupos: musculação, exercício aeróbico; exercício combinado de musculação e aeróbico; e um grupo controle que não fez nenhum exercício.

Os pesquisadores descobriram que o sono aumentou nos grupos de exercícios de musculação e no grupo de exercícios combinados, mas não no grupo de exercícios aeróbicos ou sem exercícios.

MUSCULAÇÃO MELHORA O SONO
MUSCULAÇÃO MELHORA O SONO

Ao final, o grupo que fez só musculação foi o que mais melhorou a quantidade de sono!

O grupo de musculação aumentou em média 40 minutos de sono por noite, e o grupo de exercício aeróbico aumentou 23 minutos no mesmo período. Ou seja, o grupo só de musculação apresentou uma melhora no sono de 74% maior que o grupo de exercícios aeróbicos!

O tempo que leva para adormecer (latência do sono) diminuiu ligeiramente, cerca de 3 minutos, apenas no grupo que fez musculação, sem alteração notável na latência nos outros grupos participantes.

Quando se pensa nos benefícios da prática de exercícios para o coração, a capacidade de vasodilatação, criação de novos vasos e o condicionamento físico, os exercícios aeróbicos sempre foram a recomendação padrão.

Mas a prática de exercícios, não importa o tipo, melhora a saúde como um todo. E esse estudo mostrou que a musculação pode ser mais uma aliada na luta contra o sedentarismo!

Quer dormir mais e melhor? Vem para a Pratique!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here