Música melhora o desempenho da ginástica?

A música melhora o desempenho da ginástica e é um fator motivacional, estimulante e calmante nas atividades físicas.

Existem pesquisas que comprovaram que para quem frequenta academias tem maiores chances de melhorar o condicionamento com músicas de batidas específicas. Ela ajuda a melhorar o desempenho trazendo benefícios “ergogênicos”.

A música afasta o tédio contribui para o alívio da ansiedade, pode ajudar a aliviar a tensão do dia a dia.

Música melhora o desempenho da ginástica?

A música vai ativar um centro de prazer no cérebro liberando hormônios como a dopamina que da maior sensação de bem estar.

Por isso, a música tem sido utilizada em diversos tipos de ambientes, até em consultórios médicos, supermercados e não poderia faltar na academia.

Como a música melhora o desempenho da ginástica e quais as vantagens?

A música melhora o desempenho da ginástica e funciona como propulsora de motivação para exercícios físicos em academias. A percepção da capacidade física aumenta e da mesma forma a execução das atividades aumentarão de intensidade.

A música provoca estímulos físicos, mentais e sociais e está diretamente ligada a afetividade, aos impulsos e emoções. Durante as atividades a música vai estimular as funções cerebrais e isso vai influenciar na qualidade da ginástica.

Dessa forma, aliar a música à atividade física é uma grande estratégia psicológica, funcionando como uma ferramenta no decorrer dos exercícios de ginástica.

Além disso, proporciona muitos outros benefícios como por exemplo:

  • A música promove um relaxamento onde a pessoa fica em um estado em que ela pode “esquecer os problemas” se envolvendo melhor com os exercícios;
  • Quando a pessoa se movimenta durante as atividades ela acompanha a vibração da música, ela entra na batida da música;
  • A batida da música também pode auxiliar no aumento da intensidade e velocidade dos movimentos do corpo;
  • Ela promove a motivação e rendimento individual e do grupo todo durante a aula de ginástica;

Dicas sobre músicas para fazer ginástica

A música melhora o desempenho da ginástica, porém deve ter cuidado com alguns detalhes relacionados ao tipo de trilha sonora.

O uso de músicas com vibrações baixas e com letras muito depressivas podem despertar a memória para um lado ruim, podendo interferir na qualidade dos exercícios, já que a pessoa se encontra distraída, desviando do objetivo principal.

O volume das músicas é um fator de extrema importância, som alto pode não fazer bem para os ouvidos, pode não ser agradável, e ainda pode se tornar desmotivador por gerar irritabilidade e estresse.

Mas os tipos de músicas podem ser os mais variados possíveis, o mais indicado é usar músicas relaxantes para atividades mais leves como alongamento, ioga e pilates. E músicas mais agitadas na academia e durante aulas de ritmos, boxe, spinning por exemplo.

Em aulas leves pode utilizar até uma música clássica, por exemplo, é muito relaxante e possui uma ótima vibração que vai proporcionar muito mais bem estar ao final da atividade. Nas academias você pode encontrar variados tipos de ritmos para diferentes atividades.

A música ideal para a ginástica é muito relativo ao gosto pessoal, e geralmente existem momentos em que preferimos ouvir um estilo de música, e também existem fases que nos identificamos com outro tipo de música.

Música melhora o desempenho da ginástica?

Procure por músicas que vão entrar no ritmo do seu corpo e dar a motivação necessária para você concluir a atividade de maneira satisfatória.

Conheça a melhor e maior academia da região de Belo Horizonte, a Academia Pratique Fitness, lá você vai trabalhar o seu corpo e ganhar mais equilíbrio, resistência e força.

A música melhora o desempenho da ginástica, ajuda a melhorar o desempenho dos exercícios e ainda faz bem para a mente, proporcionando momento de lazer e relaxamento.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here