O que é alimentação saudável segundo a OMS?

Muito se fala em alimentação saudável, mas você sabe o que isso significa realmente? Será que para se alimentar de forma adequada, basta comer alimentos naturais?

Veja o que é alimentação saudável segundo a OMS e modifique de vez seus hábitos alimentares, ganhando qualidade e tempo de vida!

Porque se alimentar bem?

Algumas pessoas comem de forma completamente inadequada e não se sentem mal imediatamente. No entanto, a médio e longo prazo, uma má alimentação sempre trará danos ao organismo.

Seja pelo ganho ou perda excessiva de peso, problemas estomacais, cânceres causados pelo consumo de alguns tipos de embutidos ou mesmo a redução significativa da qualidade e do tempo de vida certamente são problemas associados a uma má alimentação.

No entanto, os parâmetros do que é uma boa ou má alimentação não são assim tão fáceis de serem estabelecidos, por isso traremos algumas orientações dadas pela Organização Mundial de Saúde para que você saiba o que é alimentação saudável segundo a OMS e melhore sua dieta todos os dias!

O que é alimentação saudável segundo a OMS?

Se alimentar de forma adequada pode ser um grande desafio, por isso, a OMS, que é o órgão mundial responsável pelas normativas de saúde traz alguns parâmetros básicos do que significa se alimentar bem:

  • Alimentação adequada previne a desnutrição e doenças em decorrência dela

Pode parecer uma realidade muito distante da sua, mas não é! Por acaso você já foi ao médico ou conhece alguém que foi e estava com anemia, exatamente pela falta de nutrientes consumidos em quantidade suficiente?

Pois é, isso também é considerado desnutrição. Comer mal, consumir apenas alimentos gordurosos, industrializados e sem vitaminas e nutrientes suficientes para suprir as necessidades alimentares pode implicar em desnutrição, mesmo para as pessoas que possuem acesso financeiro à comida.

  • Alimentação não saudável implica em risco para a vida

A OMS já considera a alimentação não saudável como um fator de risco de vida e não somente algo estético. Entre os fatores do que é alimentação saudável segundo a OMS, o consumo adequado de nutrientes, vitaminas, proteínas e outros elementos, de forma adequada, é um forte fator para manutenção da vida.

Isso ocorre exatamente porque é através de uma alimentação ruim que muitas pessoas desenvolvem doenças crônicas, como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e outros quadros graves que afetam a qualidade e o tempo de vida de grande parte da população.

  • Limitar o consumo de açúcares contribui para uma alimentação saudável

O consumo de açúcares precisa ser inferior a dez por cento do que é consumido pela pessoa ao dia, o que é um limite bastante razoável quando pensamos em uma dieta equilibrada.

Uma excelente dica é consumir açúcares naturais, como os das frutas e outros alimentos e evitar a adição de açúcar industrializado ao máximo.

  • Redução do consumo diário de sal

O sal em excesso é responsável por quadros graves de pressão arterial elevada, que podem ter como resultados doenças irreversíveis como AVC, por exemplo.

O Brasil é um dos países onde as pessoas mais consomem sal e, inclusive nos alimentos industrializados, essa adição é excessiva!

Dessa forma, cozinhando em casa é possível se acostumar com menos sal e retirar o saleiro da mesa do restaurante pode ser um excelente hábito para prevenir doenças graves.

Baixe o Aplicativo Pratique em Casa

Uma excelente ideia para quem acompanhou o que é alimentação saudável segundo a OMS é utilizar o aplicativo da Pratique em Casa! Através do aplicativo é possível estabelecer a dieta diária e receber dicas exclusivas dos melhores profissionais!

Não fique de fora dessa e acesse hoje mesmo o Pratique em Casa!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here