Alimentar-se de forma saudável continua sendo um dos maiores desafios de quem busca vivências alternativas às rotinas desgastantes e às comidas industrializadas e rápidas que tanto fazem parte de nosso dia a dia.

Comer bem é difícil, mas é possível com alguma ajuda. Saiba o que é necessário para ter uma alimentação saudável e não perca mais tempo! Seu corpo agradece!

O que é uma alimentação saudável

Alimentação saudável é aquela livre de substâncias que mais fazem mal do que alimentam. Por incrível que pareça, a alimentação saudável não é algo difícil ou trabalhoso de ser produzido, no entanto, pode exigir um pouco mais de dedicação e foco, já que o ideal é se alimentar várias vezes por dia.

Para saber o que é necessário para ter uma alimentação saudável, primeiro é preciso mapear sua forma de se alimentar. A grande maioria das pessoas come o que está ao seu alcance e o que é mais rápido, sobretudo nos dias em que está trabalhando, com rotina muito apertada.

A médio e longo prazo, os danos provocados por refeições feitas de qualquer jeito, com alimentos nada saudáveis, podem ser bastante sérios. Um dos indícios da má alimentação é o excesso de peso, já que alimentação inadequada resulta em calorias exageradas e gorduras em geral.

Outro dano rapidamente causado pela má alimentação são problemas gástricos. Nosso estômago exige alimentação balanceada e em períodos mais curtos de tempo. Somada à ansiedade provocada pelo dia a dia, a alimentação inadequada pode favorecer diversos problemas estomacais, entre eles a esofagite, gastrite e até úlceras gástricas, que são mais complicadas de serem tratadas.

Dicas para alimentação saudável

Entre os fatores que são importantes para saber o que é necessário para ter uma alimentação saudável, as dicas a seguir podem ajudar quem deseja mapear sua alimentação e mudar sua rotina:

  • Alimentos naturais são sempre a melhor escolha

É fundamental colocar em sua dieta a maior quantidade de alimentos naturais que for possível, especialmente o que puder ser consumido cru, como frutas, verduras e legumes.

Esse é, na verdade, o principal fator de modificação da alimentação. Escolher uma fruta ao invés de um salgado frito é um primeiro indicativo de que a alimentação está seguindo os rumos certos.

  • Cozinhar a própria comida pode ser uma excelente ideia

Você não precisa fazer isso todo dia nem ter várias horas por dia disponíveis para estar na cozinha, mas é possível cozinhar a própria comida e obter melhores resultados em termos de alimentação saudável.

Cozinhar legumes e armazená-los para consumo durante a semana pode ser uma alternativa interessante, assim como as carnes magras e sementes também podem passar por esse processo sem tanta dificuldade. Que tal cozinhar seu feijão ou lentilha para a semana toda e se alimentar de forma saudável durante vários dias?

  • Alimentar-se a cada três horas

É algo tão falado que pode parecer repetitivo, mas deixar para comer quando não está mais aguentando de forme é o principal inimigo do estômago e da alimentação saudável.

É preciso nutrir o corpo o tempo todo e quanto mais comemos em menores quantidades e contato com alimentos saudáveis, mais isso é possível. Insira um iogurte ou uma fruta em sua dieta diária durante os intervalos e pronto, você já estará comendo mais vezes ao dia!

  • Use um bom aplicativo para alimentação saudável

Uma outra excelente dica é baixar o aplicativo da Pratique em Casa e obter dicas incríveis e exclusivas sobre dieta saudável. Não perca tempo!

Agora que você já sabe o que é necessário para ter uma alimentação saudável, baixe o Pratique em Casa hoje mesmo!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here